MENU

19/07/2021 às 18h25min - Atualizada em 19/07/2021 às 18h25min

Com “Essa Moça”, Lena Garcia vence Festival de Música de Imperatriz

Elson Araújo
Lena Garcia, autora de Essa Moça, música vencedora do XIII - Foto: Divulgação
 
Até então conhecida só como intérprete, a cantora imperatrizense Lena Garcia passou a explorar também o lado autoral, e começou bem. Com a canção “Essa Moça” ela foi a vencedora do XIII Festival de Música de Imperatriz (FMI), realizado no último final de semana, no Teatro Ferreira Gullar.

Sem fugir ao seu estilo, pop romântico, a cantora arrancou elogios do público e do júri, pela letra e interpretação de “Essa Moça”.

Na edição estadual do festival, Lena Garcia já tinha aparecido bem como compositora ao faturar, naquela ocasião, o prêmio de melhor letra. Agora a cantora levou para casa o troféu e três mil reais.

A música Cicatriz, uma homenagem ao padre Josimo, mártir brasileiro da luta pela reforma agrária, do compositor Paulo Maciel e interpretada por Patrícia Goltzman, ficou com o segundo lugar e levou um prêmio de dois mil reais.
O terceiro lugar abriu espaço para o samba Sou da Terra da Juçara, parceria dos compositores Júlio Braga e Nego Fity, que a defendeu no palco do Ferreira Gullar e levou um prêmio de mil reais.

A comissão organizadora anunciou que além da premiação, cada um dos três finalistas receberia mil reais de bonificação para ajudar na gravação do clipe de suas músicas.

As outras concorrentes da noite foram: Sintonia, defendida pela veterana Aldoraya; A vizinha - da Banda Lostalgia, Enquadrado na janela,  obra  coletiva de  Eliete Soares, Lília Diniz e Zélia Grajaú;   Porta fechada,  de Samuel Martam e inteprepretada, por - Pedro Linz ;  Beleza igual  - do cantor e compositor Atemí  de Barros;  Caminho da luz – de Washington Brasil em parceria com o poeta Cícero Melo,  e Toda tempestade acaba, - de Vinícius Bezerra.  

Para o criador, produtor e apresentador do festival Zeca Tocantins, mais uma vez o FMI serviu de palco para mostrar a força da música imperatrizense nos quesitos composição/interpretação. “Não foi uma tarefa fácil para o júri pela qualidade de tudo que foi apresentado. Grandes compositores, grandes intérpretes”, destacou.

O evento, assinado pela Moara Produções, Fundação Rio Tocantins e Carvalho Projetos, integrou a programação oficial das comemorações alusivas aos 169 anos de fundação de Imperatriz e foi patrocinado pela Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), por meio da Lei Federal de Auxílio Emergencial Aldir Blanc.

A XIII FMI privilegiou a música autoral da cidade. O Edital delimitou que os artistas residissem há pelo menos cinco anos em Imperatriz, diferente da edição anterior que abriu espaço para os artistas de todo o Maranhão.

“Nosso grande desafio agora, depois da estadual e local, é organizar uma edição do FMI com artistas de todo o Brasil”, destacou a produtora Núbia Carvalho, que ressaltou que a cada edição o nível dos participantes só tem melhorado.

Por conta ainda da pandemia o FMI, etapa local, foi realizado no formato on line, direto do Teatro Ferreira Gullar. Toda a programação pôde ser acompanhada pelo canal do festival no Youtube.  “Queremos aqui agradecer o apoio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, que foi fundamental na realização das lives”, destacou Zeca Tocantins.

Três dias 
 A XIII edição do FMI foi realizada em duas eliminatórias e a final. Dias 14, 15 e 16 de julho. Vinte canções foram selecionadas pela comissão organizadora sendo dez classificadas pelo júri para a grande final, realizada dia 16 de Julho, aniversário de Imperatriz.

 Atrações
O FMI contou ainda com a apresentação de atrações especiais, todas ao vivo,  entre elas Erasmo Dibbel, Ana Paula Bastos, Jorge Baião,  Chico Martam, Karlla Gyz e a cantora Wes, revelada pelas redes sociais.
O criador do festival, Zeca Tocantins, informa que todo  o material produzido pode ser acessado no canal oficial do festival no Youtube  https://youtu.be/R5cAYOinHw4- “Mais um documento histórico do que temos melhor na nossa música”, comentou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...