MENU

22/06/2021 às 20h04min - Atualizada em 22/06/2021 às 20h04min

VLI e Valec assinam contrato de concessão do Terminal Integrador de Porto Franco

Da Assessoria
Acordo prevê a administração do ativo pela VLI nos próximos 15 anos; obras de operacionalização do terminal terão início a partir de julho - Foto: Divulgação
 
A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos; e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. assinaram o contrato de concessão do Terminal Integrador de Porto Franco (MA). O ativo estará sob administração da VLI pelos próximos 15 anos, com possibilidade de renovação por mais cinco. A empresa vai investir, entre obrigações contratuais, adequação e capacitação do terminal, mais de R$ 20 milhões durante o período. As obras no terminal terão início a partir do próximo mês e a previsão é de que as operações comecem no primeiro semestre de 2022. As obras para ativação do complexo devem gerar mais de 100 empregos no estado.

 O ativo conta com estruturas de armazenagem e transbordo de grãos e a previsão é de elevar a movimentação de cargas na região, que a empresa já recebe de outros terminais, em mais de 30%. O terminal reforça, ainda, a presença da VLI no Corredor Centro-Norte, dentro do conceito de logística integrada da empresa.

 Para integrar os modais, conectando a malha ferroviária aos principais portos do Norte, a VLI implementou uma solução logística que já conta com os Terminais Integradores de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; além de escoamento via Terminal Portuário de São Luís, no Maranhão. Por meio do modal ferroviário, cargas de milho, soja e farelo de soja saem do interior do país, passam pelos terminais de Porto Nacional e Palmeirante, e seguem até Porto do Itaqui. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »