MENU

22/06/2021 às 20h03min - Atualizada em 22/06/2021 às 20h03min

Procedimento inédito beneficia paciente do Hospital de Câncer do Maranhão

SECAP/MA
Foto: Divulgação
Um procedimento inédito realizado no Hospital de Câncer do Maranhão, na última semana, beneficiou paciente da rede estadual de saúde que faz acompanhamento oncológico na unidade. Trata-se da primeira cirurgia com o paciente acordado para a retirada do tumor que envolve a área da fala. O uso da técnica, disponível nos principais centros oncológicos do mundo, faz parte do conjunto de investimentos que vêm sendo realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na unidade, que é referência para neurocirurgias oncológicas e cirurgia endoscópica na base do crânio.

“O hospital é referência na realização de neurocirurgias oncológicas, onde se utiliza uma técnica avançada, com neuronavegação e monitorização intraoperatória e utiliza da melhor tecnologia. A partir de agora, o nosso usuário do SUS têm acesso à tecnologia utilizada nos melhores centros do mundo e isso nos deixa muito felizes, nos motivando sempre a aperfeiçoar e desenvolver cada vez mais o funcionamento da nossa unidade hospitalar”, destaca a diretora geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Carolina Marques.

Segundo o neurocirurgião Luís Fernando, esse tipo de serviço tem um impacto grandioso na vida das pessoas que precisam. “A taxa de ressecção, ou seja, o tanto que você tira desses tumores é fundamental para o prognóstico. Se você não fizer com essa estratégia, ou você vai tirar pouca lesão, com receio de deixar um déficit e você vai ter um prejuízo oncológico ou você pode ser agressivo e deixar o paciente com uma sequela grave, como um déficit de linguagem. Com essa estratégia, conseguimos tirar o máximo possível do tumor ou até todo, minimizando os riscos de deixar uma sequela grave no paciente”, pontuou.

Ainda com a técnica, é possível fazer a monitorização de pacientes da área de controle motor. Rotineiramente, o procedimento é feito no Hospital de Câncer. “Desde 2016, fazemos a monitorização, mas em outras situações, com o paciente dormindo. Com ele acordado foi a primeira vez. Mas esse tipo de ferramenta usamos de rotina”, explicou o médico.

O Hospital de Câncer do Maranhão é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). A cirurgia foi acompanhada por uma equipe de cinco médicos: o coordenador do serviço de neurocirurgia, Luís Fernando Silva Júnior; os neurocirurgiões Bráulio Araújo e Thiago Teixeira; a anestesista Ana Célia; e a neurofisiologista clínica Daniela Silva.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »