MENU

18/05/2021 às 21h29min - Atualizada em 18/05/2021 às 21h29min

Campanha Maio Amarelo aponta excesso de velocidade como maior causa de acidentes

“E se fosse você? Desacelere, viva mais”, traz cartaz colocado em duas cenas de colisão montadas pela ASTT em pontos estratégicos de Araguaína

Assessoria
As cenas foram montadas na Avenida Filadélfia, sendo uma na rotatória que dá acesso à Via Lago e outra na rotatória da Feirinha - Foto: Ascom-PMA-Marcos Sandes
Araguaína (TO) - A ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) e órgãos de segurança de Araguaína  seguem com as ações do Maio Amarelo. Na sexta-feira, 14, foram montadas duas cenas de colisão para chamar a atenção da população sobre os riscos do excesso de velocidade e imprudências no trânsito. Nesta segunda-feira, 17, foi realizada blitz educativa sobre os cuidados para os condutores.

Nas cenas, veículos envolvidos em acidentes foram posicionados em pontos estratégicos da cidade com faixa e um recado: “E se fosse você? Desacelere, viva mais”. O objetivo é chamar a atenção de quem passa pelos locais para a responsabilidade no trânsito e cuidado com a vida tanto de condutores quanto de pedestres.

Os pontos escolhidos para a montagem das cenas foram na Avenida Filadélfia, um na rotatória que dá acesso à Via Lago e outro na rotatória da Feirinha. De acordo com o superintendente de Trânsito e Transporte, Sheldon Sá, os locais foram escolhidos por terem trânsito intenso e o índice de velocidade ser maior, o que representa fatores de risco para acidentes graves, com danos e vítimas.

“Os acidentes têm causado perdas irreparáveis tanto financeira quanto emocional nas pessoas. Um dos principais fatores de acidentes é o excesso de velocidade, por isso esse apelo para que desacelere e viva mais”, informou Sheldon Sá.

O mototaxista Nilson Alves, de 44 anos, trabalha no local há cinco anos e achou a ação importante tanto pela profissão que exerce quanto pelos demais usuários da via. “Quando cheguei para trabalhar hoje pela manhã e vi essa cena, fiquei comovido, chocado, me coloquei no lugar das pessoas que passaram por isso. É preciso se conscientizar, ter mais atenção, mais cuidado na hora de fazer nosso trajeto”.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro. O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.

A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

A Prefeitura de Araguaína, por meio da ASTT, PM (Polícia Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal), BPMRED (Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), DETRAN-TO (Departamento de Trânsito do Tocantins) e PC (Polícia Civil), deram início  à campanha na segunda-feira, 3, com a Iluminação do Cristo Redentor em amarelo; no dia 12 realizou a Carreata “Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito”.

“A cada ação a população vê e tem mais contato com nossas equipes, evidenciando a importância, a qualidade, a cortesia e o profissionalismo empregados no serviço prestado à comunidade. Isso contribui com a redução substancial do número de acidentes”, afirmou o diretor de Educação no Trânsito, Eduardo Barbosa.

Programação

21/05 (sexta-feira) / Ação com cadeirantes “Respeito ao vulnerável no trânsito”.
26/05 (quarta-feira) / Blitz educativa “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
31/05 (segunda-feira) / Carreata “Respeito e Responsabilidade – Pratique no Trânsito”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »