MENU

14/05/2021 às 21h08min - Atualizada em 14/05/2021 às 21h08min

Estudantes criam mural sobre vacinação contra Covid-19 para conscientizar população

Estudantes da 2ª série do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal pintam fachada da escola

SECAP/MA
Foto: Divulgação
  
Com o intuito de levar arte e esperança para a comunidade, o Clube de Desenhos do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, escola da rede estadual localizada no bairro Alemanha, em São Luís, desenvolveu uma ação que saiu do papel direto para a fachada da escola para conscientizar a população para a importância da vacinação contra Covid-19 e demais impactos da pandemia na sociedade. A arte foi feita por alunos da 2ª série, em conjunto com a gestão escolar, e será apresentado à UNE (União Nacional dos Estudantes), como parte das ações da campanha: “Vida, pão, vacina e educação”.

Durante uma semana, no turno vespertino, os seis integrantes do clube se revezaram entre a produção da arte e a materialização no muro da escola, para que não houvesse aglomeração e, assim, realizarem uma pintura intitulada: “Vida, pão, vacina e educação”. Os gestores também ajudaram apoiando com todo o material necessário para o mural.

O vice-presidente do Clube de Desenhos, Eduardo Luís, contou que foi um trabalho recompensador pelo resultado final do projeto no muro da escola. “Foi bem trabalhoso por ser feito meio em cima da hora, então, foi satisfatório e gratificante, até porque o nosso objetivo principal como clube de desenhos é deixar nossa marca na escola, e como a escola usa um sistema de protagonismo, nós queríamos deixar nossa marca e isso ajudou bastante a gente”, relatou.

O trabalho, que partiu de uma iniciativa dos próprios alunos, será apresentado na 12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, o maior festival estudantil da América Latina, que reúne artistas, lideranças políticas, influenciadores digitais, estudantes de todo o Brasil e convidados de outros países. O evento ocorrerá de forma online e transmitido pelo canal da UNE no YouTube, em virtude da pandemia da Covid-19. Os estudantes do Margarida Pires Leal vão participar na categoria Apresentação Visual, com um vídeo produzido por eles, demonstrando a criação e evolução da pintura.

“A obra em si é uma representação de tudo que nossa sociedade atual está passando, e tudo que nós buscamos nesse tempo de pandemia é: vida, pão, vacina e educação, coisas necessárias e que nós estamos precisando muito, então, como algumas pessoas às vezes esquecem isso, a obra vai estar lá para que sempre que a gente ver, possamos lembrar que precisamos de tudo isso, que precisamos ficar unidos, ainda mais nesse momento que precisamos nos ajudar”, destacou Eduardo Luís.

O gestor geral da escola, Evandro de Moraes Rodrigues, ressaltou a felicidade que sente em ver o esforço dos alunos, mesmo em tempos de pandemia, para levar uma bela mensagem para a comunidade. “É uma satisfação imensa, porque a gente vê que os meninos, mesmo em tempos de pandemia, conseguem desenvolver um trabalho, um protagonismo autêntico de mudança, de união, de uma equipe, e assim, mudando e criando expectativas de esperanças para o amanhã. Eu acho que isso só faz abrilhantar mais a nossa vida, nossa existência, é nosso dever como professor também, esse é nosso papel. As minhas palavras são de felicidade e de dever cumprido, apesar que nunca acaba, mas fico muito feliz e tenho um prazer de fazer esse papel de gestão e estar junto com esses meninos”, expressou.

O vídeo com o trabalho dos estudantes do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal será apresentado no dia 21 (sexta-feira), pelo canal da UNE no Youtube, durante a roda de conversa com o tema Vida, Pão, Vacina & Educação. O vídeo também estará disponível no perfil do Instagram dos Centros Educa Mais: @centroseducamais.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »