MENU

06/06/2024 às 17h39min - Atualizada em 06/06/2024 às 17h45min

Formação em Projeto de Vida acontece no CEM Nascimento de Moraes

Aparecida Marconcini
Foto: Aparecida Marconcini
 
O Centro Educa Mais Nascimento de Moraes/URE-Imperatriz foi a escola polo selecionada para a Formação em Projeto de Vida Inicial e Projeto de Vida Aprofundamento, nos dias 04 a 06 de junho de 2024, e recebeu os/as gestores/as pedagógicos/as e professores/as de Projeto de Vida dos Centro Educa Mais das Unidades Regionais de Educação (UREs) de Imperatriz, Balsas, Barra do Corda e Açailândia.

A formação foi ministrada pelo coordenador Pedagógico da Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI), professor Hebbglaydson Luís Silva do Nascimento e pelas técnicas Focais, professoras Socorro Araújo (CEM Nascimento de Moraes, CEM Mourão Rangel e CEM Rio Amazonas), da URE-Imperatriz e Enny Martins (CEM Josué Montello), da URE-Açailândia).

Essa Formação em Projetos de Vida teve como foco atender a demanda dos novos Centros Educa Mais implantados em 2024 no Maranhão, e como objetivos revisar e aprofundar os entendimentos sobre Projeto de Vida e a sua centralidade no Modelo dos Centros Educa Mais; aprofundar a base conceitual que fundamenta a elaboração de um Projeto de Vida; discutir a relação entre Projeto de Vida, as Metodologias de Êxito e inovações em metodologias e gestão no contexto do currículo; discutir a presença dos educadores como apoiadores do Projeto de Vida; apresentar a estrutura e o conteúdo do Projeto de Vida, bem como a orientação para aplicação do material didático a ser utilizado.

Para a professora Janayna Solimões (CEM Dimas Simas Lima), da URE-Barra de Corda, a formação em Projeto de Vida foi um momento enriquecedor, com muito estímulo para o aprendizado: “Consegui durante a formação desenvolver habilidades essenciais para meu trabalho em sala de aula, e sobretudo para contribuir de forma positiva na construção do Projeto de Vida dos estudantes. Os formadores foram excepcionais e o ambiente acolhedor foi pensado com muito esmero”, afirmou Janayna.

“Esta formação foi de grande importância, tendo em vista que, aprendemos muito mais sobre Projeto de Vida e descobrimos que podemos ajustar muitas coisas em nossa escola”, contou Alinny Patrícia Arruda da Silva, também professora do CEM Dimas Simas Lima, URE-Barra do Corda. “Estamos saindo daqui com uma bagagem bem grande de conhecimento, que será propagada em nosso Centro Educa Mais, para que tenhamos resultados ainda melhores”, finalizou a professora.

A técnica Focal e professora Rejane Gomes (CEM Tancredo Neves/CEM Caminho do Futuro), da URE-Imperatriz, que participou da Formação em Projeto de Vida destacou que esta oportunidade de estudos e aprofundamentos, oferecida pela SUPCETI, foi estimulante e inspiradora: “Os formadores foram dinâmicos e  criativos. Mas para mim  o maior ganho foi a reflexão sobre o meu próprio Projeto de Vida e a elaboração do Plano de Ação para sua execução”, completou a professora Rejane. 

 

Expansão das escolas em tempo integral no Maranhão

Em 2023, a Rede Estadual de Ensino do Maranhão era composta por 57 Centros Educa Mais, escolas em tempo integral propedêuticas, com foco no Ensino Médio regular, em 22 municípios do Maranhão. Em 2024, a Rede Estadual de Ensino se expande para 83 novos Centro Educa Mais (entre elas, 2 escolas quilombolas), em 108 cidades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »