MENU

11/06/2024 às 16h32min - Atualizada em 11/06/2024 às 16h45min

Projeto de inovação do SENAI conecta alunos à indústria de cimento em Açailândia

Alunos de eletromecânica criaram solução inovadora e conquistaram premiação

Nina Mochel
Imprensa FIEMA
Foto: Divulgação - Imprensa FIEMA
   
Açailândia - O Grand Prix SENAI de Inovação (GP) é uma corrida de inovação que desafia equipes multidisciplinares de alunos a gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e criar protótipos para solucionar desafios da indústria. Em Açailândia, alunos do curso Técnico em Eletromecânica do SENAI conquistaram o prêmio ao desenvolver um projeto para a indústria Cimento Açaí. Trata-se da implantação de um sistema de limpeza inteligente, uma solução inovadora para o desafio lançado pela indústria do setor de construção civil aos estudantes do SENAI-MA.

 “O Grand Prix de Inovação não é apenas uma competição, mas sim uma celebração do potencial criativo e do compromisso dos nossos alunos. É um lembrete poderoso de que a inovação não tem limites, e que, quando combinamos conhecimento e dedicação, podemos resolver os desafios mais complexos da indústria”, afirma a gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira.

 A competição é uma corrida que promove a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico e envolve projetos relacionados a áreas temáticas como Automação, Automotiva, Saúde, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. Os alunos são apoiados por mentores, que podem ser professores, especialistas ou técnicos, responsáveis por dar a eles orientações técnicas nas temáticas dos desafios.

 As indústrias são convidadas a participar apresentando aos jovens estudantes problemas reais para os quais buscam soluções e depois retornam ao SENAI para conhecer as ideias inovadoras desenvolvidas pelos alunos para solucionar os desafios lançados.

 De um lado estão empresas reais com problemas que precisam ser sanados para melhoria de seus processos produtivos. Do outro, estudantes do SENAI para debater, pesquisar e propor soluções criativas e inovadoras. “O evento é fundamental para que a indústria local conheça as ideias brilhantes que nascem nas salas de aula”, reforçou a gestora. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »