MENU

07/05/2021 às 17h42min - Atualizada em 07/05/2021 às 17h42min

Formação de jovens aprendizes é tema de reunião do SENAI e IEL com Prefeitura de Estreito

Além da possibilidade de implantação de iniciativas com esse objetivo, foi apresentado o portfólio com soluções das entidades do Sistema S para o município

Dilmara Tavares
Assessoria FIEMA
Dayanni Nascimento, Adilson Gaspar Juares Sanches e Lennon Rojas - Foto: Divulgação
 A iniciação profissional por meio dos programas Jovem Aprendiz e Meu Primeiro Emprego estiveram em pauta na reunião realizada pela Prefeitura de Estreito com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MA), entidades do Sistema FIEMA. A proposta é identificar as possibilidades de implantação dos programas no município, localizado a 125 km de Imperatriz. A iniciativa cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas na formação de mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em um cenário econômico de permanente evolução tecnológica.  

Durante a reunião com o secretário de Indústria, Comércio, Serviço e Habitação da Prefeitura de Estreito, Adilson Gaspar, foi levantada a possibilidade de realização de cursos profissionalizantes, além de apresentado o portfólio de serviços do SENAI e IEL, pelos gerentes das duas entidades, em Imperatriz, Juares Sanches e Dayanny Nascimento, respectivamente.  

“O nosso município tem um grande potencial econômico e visamos, com essa iniciativa, a capacitação dos nossos jovens, a fim de que sejam incluídos no mercado de trabalho da nossa cidade, tenham melhoria na qualidade de vida e não se tornem vulneráveis”, declarou o secretário municipal. O secretário de Desenvolvimento Econômico Local e Turismo, Lennon Rojas Santana Pacheco, e a diretora do Departamento Turismo, Rejane Cunha, também estiveram presentes na reunião.   

A gerente do IEL, Dayanny Nascimento, destacou em sua fala o Programa IEL de Estágio, que visa aproximar estudantes universitários e de cursos técnicos do mercado de trabalho, além das capacitações. “Já atendemos a Prefeitura de Imperatriz com o Programa de Estágio, e tem sido bem positivo essa parceria, e hoje apresentamos aqui em Estreito esse case de sucesso, bem como as capacitações na área de gestão de negócios, inovação, liderança, entre outras”.  

Na mesma sintonia, o SENAI tem sido parceiro de diversas prefeituras no Maranhão. “Estamos qualificando a mão de obra em comunidades e municípios maranhenses e atendendo as demandas das empresas. Esse contato com a Prefeitura de Estreito é bem interessante por ser uma cidade pujante e positiva para oportunizar aos jovens qualificação, geração de renda e evolução profissional”, ressalta o gerente do SENAI, Juares Sanches. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »