MENU

30/04/2021 às 21h50min - Atualizada em 30/04/2021 às 21h50min

Com carga desprotegida, caminhões são flagrados transportando materiais no Jardim das Oliveiras

Dispositivo é equipamento obrigatório de segurança, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro

Gil Carvalho
Ascom/PMI
Sem dispositivo de proteção, caminhões de carga aberta são flagrados transportando materiais no Jardim das Oliveiras (Foto: Gil Carvalho)

Caminhões que circulavam na tarde desta quinta-feira, 29, com carga aberta, sem proteção nenhuma, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Jardim das Oliveiras, trecho da Avenida Pedro Neiva de Santana à BR-010, via anel viário de Imperatriz, foram flagrados pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran. Medida tem objetivo de prevenir sinistros na via pública.

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel explica que “a utilização da lona de proteção é equipamento obrigatório em veículos de carga aberta, conforme o Decreto nº 4.7111, de 29 de maio de 2003, do Conselho Nacional de Trânsito, Contran. Muitos veículos até possuem a lona, mas não utilizam o material, exigido pela legislação”, observa.

Ele alerta que a multa para quem descumprir as regras é de R$ 293,47; retenção do veículo, além de sete pontos na carteira, ação é considerada infração gravíssima. O transporte irregular de cargas, como areia e brita, compromete a segurança viária colocando em risco condutores de veículos, principalmente motocicletas.

“Temos conscientizado durante abordagens os motoristas que insistem em transportar materiais, barro, areia e brita, sem o dispositivo de proteção sobre os riscos de sinistros nas vias, além da infração de trânsito cometida”, frisa ele

Hodislan Maciel alerta que “essa falta de cuidados dos motoristas de carga aberta pode custar caro, pois a movimentação do caminhão sem a lona de proteção e a turbulência do vento na viagem pode espalhar facilmente a carga de areia e/ou brita da caçamba do caminhão, prejudicando o pavimento e a sinalização viária”.

Segundo ele, o trabalho dos agentes de trânsito é de caráter preventivo para evitar sinistros, inclusive com vítimas fatais nas vias urbana de Imperatriz, principalmente quando do acesso aos bairros e rodovias. “É muito importante cumpram a legislação e utilizem lonas de proteção em transporte de materiais como barro, areia ou brita”, conclui.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...