MENU

01/04/2021 às 00h00min - Atualizada em 01/04/2021 às 00h00min

Secretário de Saúde vistoria novos leitos de UTI para Covid-19 na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

Secretário Carlos Lula vistoria nos novos leitos de UTI Materna instalados no prédio anexo à Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

SECAP
Foto: Rogério Sousa
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, realizou, nesta quarta-feira (31), uma vistoria nos novos leitos de UTI Materna instalados no prédio anexo à Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Serão 10 novos leitos de UTI para tratamento de gestantes e puérperas com síndromes gripais e diagnóstico positivo de Covid-19, que começam a receber pacientes nesta quinta-feira (1º). Na última semana, já haviam sido entregues 31 leitos, entre enfermaria, observação, pré-parto e pós-parto.  

Acompanhando os últimos ajustes para o início do funcionamento dos leitos, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que a ampliação desses leitos integra o pacote estadual de ações de combate à Covid-19 e ressaltou a necessidade de assistência específica para as gestantes diagnosticadas com o coronavírus. 

 “Aqui na MACMA conseguimos fazer uma divisão que era indispensável, separar as gestantes que estão grávidas e precisam de leitos de UTI, das gestantes com Covid-19 e que também precisam de leitos de UTI. Isso dá mais segurança, tanto para as pacientes quanto para as suas famílias”, afirmou o secretário Carlos Lula. 

Na próxima semana serão entregues mais 28 leitos de enfermaria. Com isso, o Anexo da MACMA, passará a dispor de 69 leitos maternos para gestantes e puérperas com a Covid-19, sendo 59 de enfermaria e 10 de UTI.  

Com o aumento de casos em decorrência da chegada da segunda onda da Covid-19 no país inteiro, o Governo do Estado se antecipou e acelerou a abertura desses leitos para dar maior suporte às nossas gestantes, no intuito de atender dignamente, oferecer um tratamento de qualidade e, assim, poder salvar vidas”, afirmou o diretor geral da MACMA, Ilmar Hortegal. 

 dona de casa Caroline Mendes Rocha, 21 anos, deu entrada na última segunda-feira (29), em um dos leitos de enfermaria do Anexo da MACMA, entregues na última semana. Gestante e com suspeita de Covid-19, ela conta que no mesmo dia deu à luz ao Laian que, hoje, está com três dias de nascido e que, apesar da suspeita, ela não testou positivo para a Covid-19. “O atendimento que recebi aqui é muito bom, recomendo. Os profissionais são excelentes e cuidam muito bem de nós”, elogia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Loading...