MENU

31/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 31/03/2021 às 00h00min

Vereadores querem a criação do Museu de Imperatriz

Sidney Rodrigues
ASSIMP
Em projeto coletivo, parlamentares pedem que seja criado o Museu de Imperatriz - Foto: Sidney Rodrigues
Nesta terça (30) em sessão híbrida, foi apresentada na Câmara Municipal indicação de Nº 176/2021, de autoria de todos os vereadores, ao prefeito Assis Ramos (DEM), e ao presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Paulinho Lobão, que pede um estudo para criação do Museu de Imperatriz. 

O Museu Municipal de Imperatriz deverá funcionar em um prédio a ser designado pelo Poder Executivo e servirá para resguardar os valores coletivos do município, a preservação do patrimônio cultural e material das manifestações locais. 
 
Os museus assumem um importante papel na construção da memória das comunidades e sua criação vem de encontro com essa ideia de se conservar as lembranças e o passado, para que estes não se diluam na modernidade e no progresso contínuo em que vivemos. 

A criação também se justifica graças à existência de um vasto acervo fotográfico, literário, artístico, mobiliário, instrumentos e materiais, além das manifestações culturais imateriais que precisam ser preservadas. A maioria destes bens encontram-se inacessíveis à população por estarem geograficamente dispersos ou mesmo em propriedade de particulares e a proposta envolve também a interação da comunidade que poderá participar dispondo de material documental particular, registro de festividades, manifestações políticas, artísticas e culturais. 

O local terá o objetivo de proteger o que existe e de mostrar aos futuros munícipes, um pouco do que já aconteceu.  

O vereador Carlos Hermes (PCdoB) informou que já existem recursos destinados pelo deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) para este fim, e que foi formada uma comissão liderada pela poetisa Lília Diniz, que chegou a avançar bastante, com construção de acervo, parte jurídica e espaço físico, para que fosse instalado o Museu Histórico de Imperatriz, mas com a pandemia tudo parou. Ele comunicou que assim que tiver as informações precisas irá apresentá-las em plenário. 

O presidente Alberto Sousa (PDT) destacou que pode ser uma união com o estado, parceria público privada, ou exclusivamente da prefeitura, mas é fundamental que a cidade tenha um local que valorize e guarde nossa história, pois em todas as grandes cidades existem pontos turísticos e entre eles estão os museus.  

 “Um local como este em Imperatriz trará um bem muito grande para preservar o passado da cidade, contribuindo principalmente para que as crianças se tornem cidadãos conscientes da necessidade e da importância da perpetuação de suas próprias histórias”, finalizou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »