MENU

22/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 22/01/2021 às 00h00min

Municípios estão aptos a atualizar dados da imunização contra a Covid-19 no Maranhão

Secap
Capacitação foi realizada nas 19 Regionais de Saúde do Maranhão - Foto: Divulgação
Como parte do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, o Governo do Estado realizou, entre os dias 11 e 19 de janeiro, a capacitação de todos os 217 municípios do Maranhão para a utilização do Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), de responsabilidade do Ministério da Saúde. Nesse sistema devem ser registrados e atualizados os dados sobre a imunização contra a Covid-19 no estado. 

A capacitação foi realizada nas 19 Regionais de Saúde do Maranhão, por equipes do Conecta SUS e Vigilância Epidemiológica, ambas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que habilitaram representantes de todos os municípios maranhenses, realizando a liberação dos perfis municipais para que os municípios estivessem aptos para alimentar o sistema. 

O gestor do Conecta SUS, João Cunha, explica que todos os 217 municípios já estão liberados e aptos para o trabalho com o sistema de registro das doses. E a partir da alimentação desse sistema, que é uma responsabilidade dos municípios, a Secretaria de Estado da Saúde poderá monitorar o andamento da vacinação nas cidades maranhenses. 

“Estivemos empenhados em capacitar todos os municípios para que as informações fossem repassadas com segurança. Por ser um sistema novo, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, algumas instabilidades podem dificultar o acesso, mas esperamos que, em breve, isso seja resolvido”, afirma o gestor João Cunha.
 
Nos próximos dias, será realizado um novo percurso de monitoramento com capacitação em serviço, desta vez para auxiliar os municípios que estão encontrando dificuldades.
  
O Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), de responsabilidade do Ministério da Saúde, é um sistema novo que foi disponibilizado para a vacinação contra a Covid-19 e, posteriormente, será integrado aos serviços de saúde.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »