MENU

22/05/2024 às 18h21min - Atualizada em 22/05/2024 às 18h30min

Brasileiros participam de Programa de Desenvolvimento Arbitral da Conmebol

Objetivo do curso é preparar árbitros sul-americanos, entre 25 e 32 anos, para obter o escudo FIFA

Da Assessoria
Imprensa CBF
Brasileiros participam de Programa de Desenvolvimento Arbitral da Conmebol - Foto: Conmebol
 
A arbitragem brasileira conta com seis representantes, quatro árbitros e dois instrutores, no Programa de Desenvolvimento Arbitral da Conmebol, cuja segunda etapa começou nessa segunda-feira (20), na sede da entidade sul-americana, em Luque (PAR). Thiago Farinha-RJ, Matheus Candançan-SP, Ruthyanna Camila-PB eThiago Labes-SC são os árbitros presentes e Regildênia Moura e Giulliano Bozzano, os instrutores. Eles estarão no Paraguai até a próxima sexta-feira (24).

Ao todo, a Conmebol convidou para o programa 50 profissionais das dez associações filiadas, com idade entre 25 e 32 anos, e que estão em busca do escudo FIFA. Foi a partir desses requisitos que a Comissão de Arbitragem da CBF indicou os árbitros. Desde o apito inicial em setembro de 2023, sete deles entraram na lista da FIFA 2024 para atuar em partidas internacionais e não continuam mais na preparação. Para a Conmebol, trata-se de uma “conquista que demonstra como estas atividades de formação aceleram o desenvolvimento dos profissionais”.

A capacitação é feita em duas fases: presencial e virtual. A primeira é a presencial, dividida em três etapas, com cinco dias cada, e totaliza 20 horas de prática em campo. Já a parte teórica, que corresponde à segunda fase, apresenta 30 horas de formação teórica.

Além dos instrutores sul-americanos, as atividades têm a presença do diretor técnico de arbitragem da Itália, Matteo Trefoloni, para auxiliar a preparação dos árbitros. A iniciativa faz parte de uma estratégia de cooperação e intercâmbio entre Conmebol e UEFA, em prol do desenvolvimento da arbitragem mundial.

O Programa de Desenvolvimento Arbitral da Conmebol terminará em setembro de 2024, após 12 meses de trabalho, com uma avaliação final e certificação dos participantes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »