MENU

13/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 13/01/2021 às 00h00min

Padre Luzimar Moura visitou os barnabitas

Em Belém do Pará, Comissão Organizadora solicitou, nesta terça-feira, 12 de janeiro, durante reunião, ida de religiosos a vizinha cidade; evento teve como símbolos, entre outros, a Berlinda e o Carro dos Milagres; romaria foi divulgada em paróquias da região

Raimundo Primeiro
Círio de Nazaré, em Montes Altos, marcado para 12 de setembro de 2021 - João Maurício Martins
Recém-designado para assumir a Paróquia Nossa Senhora de Sant’Ana, padroeira de Montes Altos, o padre Luzimar Moura da Luz teve uma ideia: realizar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, lembrando a manifestação religiosa que acontece em Belém do Pará, agora em 2021, em sua 229ª edição. 

Imediatamente, padre Luzimar Moura começou a empreender esforços visando que o sonho do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Montes Altos pudesse sair do papel e virar realidade. Ele manteve, então, diversos contatos, mostrando o projeto e, obviamente, buscando apoio. 

As respostas vieram muito antes do tempo esperado. Pessoas dos vários setores, além de autoridades, paroquianos e devotos de Nossa Senhora de Nazaré, sinalizaram positivamente, fazendo com que a iniciativa começasse a ganhar corpo e passasse a fazer parte do dia a dia dos montealtenses, principalmente dos católicos. Ou seja, virar realidade.

Sobre o Círio
A propósito, vale lembrar que o Círio de Nazaré acontece anualmente em várias cidades brasileiras, inclusive em São Luís, capital do Maranhão, reunindo milhares de pessoas, no segundo domingo de outubro. 

A iniciativa de padre Luzimar Moura é transformá-lo em um grande evento religioso da região tocantina, levando fiéis de várias cidades para Montes Altos.

O turismo religioso em evidência, tendo em vista que a realização do Círio de Nazaré levará significativo número de romeiros a Montes Altos, durante o seu transcorrer.  

O evento já tem data para acontecer: vai ser em 12 de setembro. Reunião foi realizada em meados da semana passada, com o padre Luzimar Moura informando sobre as novidades e a confirmação do dia de realização do Círio de Nazaré por Dom Francisco Lima Soares, bispo da Diocese de Carolina, a qual Montes Altos é vinculado.

“Estamos trabalhando, seguindo um verdadeiro passo a passo. O objetivo é realizar um grande evento, já no primeiro ano”, diz o padre Luzimar Moura, mostrando-se confiante em razão de como os preparativos em torno do Círio de Nazaré em Montes Altos estão acontecendo. “Tudo detalhadamente preparado”, reforça.

Montadas as equipes que integram a Comissão Organizadora do Círio de Nazaré em Montes Altos, João Maurício Martins assumiu a coordenação do evento, respondendo, ainda, pela parte de marketing e divulgação (imprensa). 

Viagem/Belém do Pará
Acompanhado de membros da Comissão Organizadora, padre Luzimar Moura viajou  para a capital paraense. Lá entregou ofício ao presidente da Diretoria, padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, por meio do qual solicitou visita a Montes Altos de uma comissão formada por padres Barnabitas, responsável pela realização do Círio de Nossa de Nazaré na capital paraense.

Imagem peregrina 
O objetivo do documento foi fazer com que os padres Barnabitas conheçam a cidade, a estrutura do evento e levem para Montes Altos uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. 

A exemplo do que acontece em Belém do Pará, o Círio de Nazaré, em Montes Altos, também constará de simbologia. Um dos símbolos, de acordo com Maurício Martins, serão a corda, a Berlinda, que já se encontra em Imperatriz, e o Carro dos Anjos, o Carro dos Milagres.

Trajeto da procissão
O trajeto da procissão religiosa já foi definido. O traslado, com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sairá da Igreja Nossa Senhora de Sant’Ana, na noite de sábado, 11 de setembro, em Procissão Luminosa, percorrendo ruas centrais de Montes Altos, para a Igreja São João Batista, localizada na Vila Angical. “Uma marcante romaria, com os devotos percorrendo as ruas centrais de cidade”, conclui Maurício Martins. 

Padre Luzimar Moura afirmou a reportagem que a palavra de ordem agora é trabalho. “Muito trabalho”. Nossa Senhora de Nazaré é a padroeira do Pará e a “Rainha da Amazônia”.

“Rainha da Amazônia”
Montes Altos, no Sudoeste do Maranhão, na denominada Região Tocantina, faz fronteira com Imperatriz, na Região Pré-Amazônica, a 597 quilômetros de Belém do Pará.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »