MENU

17/04/2024 às 17h29min - Atualizada em 17/04/2024 às 17h45min

Presidente do TSE destaca que mais jovens tiraram o título em 2024

Na sessão desta terça (16), o ministro Alexandre de Moraes informou que mais de 480 mil jovens de 16 e 17 anos solicitaram o título nos 3 primeiros meses do ano.

Imprensa TSE
Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes - Foto: Divulgação/TSE

   
Ao encerrar a sessão plenária desta terça-feira (16), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um registro sobre o Dia do Jovem, comemorado no último sábado (13), e destacou um crescimento no número de jovens que tiraram o título de eleitor de janeiro a março de 2024. Na tarde de hoje, Moraes se reuniu com a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, e a diretora do Conselho Nacional de Juventude da instituição, Thaís Falone, para tratar do tema.

De acordo com o último Censo do IBGE, de 2022, são mais de 5,7 milhões de jovens brasileiros entre 16 e 17 anos de idade que residem no país. O presidente do TSE frisou que, todos os anos, e, principalmente, nos anos eleitorais, o TSE faz um mutirão junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e à mídia, por meio de publicidade institucional, para incentivar o cadastramento do maior número possível de jovens, a fim de que eles já iniciem a participação na cidadania, mesmo que para essa faixa etária o voto seja facultativo.
 

 

“Nos primeiros três meses de 2024, a Justiça Eleitoral registrou mais um aumento no número de alistamentos eleitorais entre pessoas de 16 e 17 anos. Mais de 480 mil jovens [nessa faixa etária] solicitaram o título de eleitor, número bem superior ao das últimas eleições municipais, de 2020”, ressaltou.

Segundo o ministro, as campanhas sistemáticas de incentivo ao primeiro voto e à emissão do título eleitoral promovidas pela Justiça Eleitoral contribuíram para o aumento expressivo no número de títulos solicitados por esses jovens.

“É muito importante essa divulgação, para que os jovens saibam que ainda há tempo de se dirigirem até o cartório eleitoral, tirarem seu título com biometria, para que possam votar nas eleições deste ano, decidindo o seu prefeito, a sua prefeita, seus vereadores, suas vereadoras”, complementou, ao enfatizar que os cartórios eleitorais estarão abertos para essa finalidade até o dia 8 de maio.

Atualmente, os eleitores de 16 e 17 anos correspondem a mais de 1,3 milhão de pessoas, conforme a mais recente atualização do TSE (dados de março), o equivalente a quase 24% de todos os possíveis eleitores nessa faixa etária.

Apoio importante

O presidente do TSE também destacou a mais recente campanha da Justiça Eleitoral, que reúne atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para reforçar a importância de participar das Eleições Municipais de 2024 para a escolha dos representantes políticos. A campanha começou a ser veiculada nesta segunda (15) e foi exibida hoje na sessão plenária para os ministros e demais presentes.

Saiba mais sobre a campanha.

Em vídeo, os atletas lembram que quem ainda não tirou o título de eleitor tem até o dia 8 de maio para comparecer ao cartório eleitoral da cidade onde mora e fazer a inscrição. Para saber quais documentos levar, é só acessar o Portal do TSE.
 

 

Participam do vídeo atletas importantes do Brasil, como Jade Barbosa, Arthur Zanetti e Francisco Barreto, da ginástica artística; Giullia Penalber, da seleção brasileira de wrestling; Pepe Gonçalves, da canoagem slalom; e Mafê Costa, da natação. Os atletas não receberam cachê para participar da campanha.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto no Brasil são facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, as pessoas analfabetas e os maiores de 70 anos, e são obrigatórios aos maiores de 18 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »