MENU

12/04/2024 às 17h59min - Atualizada em 12/04/2024 às 18h15min

Nova etapa da Avenida Siqueira Campos em Araguaína terá mais de 8 km e três parques

O novo trecho ligará a Av. Castelo Branco aos setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte. A via completa é considerada a maior obra de infraestrutura urbana e viária da história de Araguaína.

Giovanna Hermice
Secom Araguaína
O prefeito assinou a ordem de serviço nesta quinta, dia 11. A avenida terá mais de 14 km de extensão, ligando a Via Norte a vários bairros trazendo mais benefícios a quase sete mil moradores da região - Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína
 
Araguaína/TO - O prefeito Wagner Rodrigues assinou a ordem de serviço da 2ª etapa da Avenida Governador Siqueira Campos durante um evento nesta quinta-feira (11/04). A via é considerada a maior obra de infraestrutura urbana e viária já realizada na história de Araguaína e, quando finalizada, fará ligação da Via Norte com diversos bairros.

A nova frente de serviços inicia na Avenida Castelo Branco e segue integrando os setores Universitário, Vila Santiago, Bela Vista e Vila Norte, facilitando o acesso ao centro da cidade e beneficiando diretamente mais de 6.780 moradores da região.

Durante o evento, Wagner reforçou a importância de continuar investindo em infraestrutura para promover cada vez mais desenvolvimento urbano, econômico e social na cidade.

“Cada obra como esta vai mudar ainda mais a nossa qualidade de vida, porque gera orgulho dos moradores em dizer ‘Eu moro em Araguaína’. Nossa meta é tornar essa a melhor cidade da região norte para viver. Temos em andamento obras estruturantes, pois foi isso que nós planejamos para Araguaína”, assegurou o prefeito.

 

Conheça mais a obra

A segunda etapa da Avenida Siqueira Campos terá mais de 8 km, que serão somados aos outros 6,5 km da primeira etapa, totalizando mais de 14 km de extensão. A obra faz parte do Projeto Águas de Araguaína, que executa as obras sobre três pilares: mobilidade urbana, com acessibilidade universal para pedestres, bicicletas, automóveis e veículos de grande porte; preservação das nascentes do Córrego Neblina; e criação de parques urbanos.

“Essa obra terá um impacto positivo com a redução do tráfego, pois possui uma largura limitada e um fluxo intenso, então o trânsito vai fluir melhor pela Avenida Governador Siqueira Campos”, explica o coordenador Geral da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Cid Forghieri.

 

Bacias e parques

A obra da Avenida Siqueira Campos inclui, ainda, a criação de três bacias de detenção para receber a água das chuvas. As estruturas serão fechadas durante o período de estiagem para garantir a preservação dos córregos. As bacias vão compor o sistema de drenagem dos córregos Neblina, Canindé, entre outros. Além da contenção da água da chuva, a região da via também terá três parques urbanos de conservação e para o lazer da comunidade.
 

Investimento da 2ª Etapa

O investimento desta segunda etapa é de R$ 25.039.781,31, com recursos da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. Serão executadas obras de micro e macrodrenagem do Córrego Neblina, pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), 16 km de calçadas com acessibilidade, iluminação pública e sinalização viária da Avenida Nascentes do Neblina.
 

Local de mais oportunidades

O secretário da Infraestrutura, Frederico Prado, ressaltou o quanto os projetos e obras trazem impactos positivos aos moradores e à economia local. “Nós temos identificado os problemas e estamos propondo soluções que se transformam em oportunidades para a nossa cidade e população. Essa obra, além de melhorar a mobilidade urbana, vai trazer mais opções de lazer, desenvolvimento urbano e imobiliário”, afirmou.
 

1ª etapa da Avenida Siqueira Campos

Em execução desde junho de 2023, a primeira etapa da Av. Siqueira Campos foi iniciada às margens da Via Norte, no setor Jardim Goiás, onde está sendo feita a canalização do córrego Neblina e a construção de uma avenida dupla, percorrendo os setores Noroeste, Vila Rosário e Couto Magalhães até a Avenida Castelo Branco.
 
Segundo a construtora licitada para a realização das obras, centenas de empregos estão sendo gerados. “Diretamente temos 78 trabalhadores de Araguaína atuando nas obras, mas indiretamente são mais de 500 empregos gerados”, disse o proprietário da Construtora Ipanema, Ciro Ribeiro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »