MENU

10/04/2024 às 17h30min - Atualizada em 10/04/2024 às 17h45min

Reivindicação das lideranças sociais da Amazônia é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Da Assessoria
Ascom CMI
Lideranças e militantes participantes - Foto: Divulgação
 
Presidida pelo vereador Aurélio do PT (PT), a audiência pública, realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Imperatriz, foi resultado do I Encontro Regional com Lideranças Sociais da Amazônia, realizado em 2 de março no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O objetivo central da audiência pública foi apresentar as discussões e reflexões que surgiram durante o encontro de março. Entre os temas discutidos, destacam-se a importância da reorganização dos movimentos sociais, qualidade de vida, acesso à direitos básicos e a necessidade de reconhecimento das suas identidades e estratégias comuns.

“Desde o começo do ano que estamos realizando debates relacionados à educação, saúde, meio ambiente e formação de lideranças. Hoje, estamos Câmara Municipal como sequência dessas discussões, para que junto aos vereadores possamos avançar, principalmente, com a questão da acessibilidade em território urbano e rural, já que o acesso a muitas comunidades está praticamente inexistente”, explicou Regina Célia Costa Lima, militante dos movimentos sociais.

Entre as lideranças e militantes, que lotaram a casa, destaca-se Maria Querobina, cuja trajetória de vida está entrelaçada à luta pela defesa do direito dos agricultores. Estiveram presentes, também, Herli de Sousa, Francisca Parente, Maria Luísa Rodrigues, Expedito Barroso e o Defensor Público Fábio Sousa de Carvalho.

Para o vereador Aurélio do PT a audiência foi um importante momento de diálogo e aproximação dos vereadores com as reivindicações dos movimentos sociais. “Esta audiência nos permite ouvir diretamente as demandas e preocupações das comunidades representadas pelos movimentos sociais. Enquanto legisladores, é fundamental que estejamos em sintonia com as necessidades da população e comprometidos em buscar soluções para os desafios enfrentados por esses grupos. Esta interação é essencial para fortalecer a democracia e promover uma cidade mais justa e inclusiva para todos.”, salientou Aurélio.

O debate em prol de maior visibilidade e garantia de direito dos movimentos sociais continua por meio de outras ações resultantes do I Encontro Regional com Lideranças Sociais da Amazônia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »