MENU

04/04/2024 às 17h54min - Atualizada em 04/04/2024 às 18h00min

Aceita um suco?

Ludmila Pereira
Aceita um suco? Quem nunca ouviu ou até mesmo falou essa frase? Acho que ninguém, não é?! Claramente é uma forma de gentileza ao receber uma visita. E hoje em dia, essa bebida tem ganhado ainda mais a preferência de muitos na busca por algo melhor para a saúde, evitando o consumo de refrigerantes que, sabidamente por todos, não é o ideal. 

De maneira geral, tem-se o conceito de que se “é de fruta”, é saudável e é bom para todo mundo. E agora, vem a pergunta: é isso mesmo?

E a minha resposta é: depende. 

E eu já explico a você, caro leitor, por que nem sempre o suco é uma opção legal para todos os públicos. 

Há alguns fatores que precisam ser levados em consideração, principalmente quando comparamos com a própria fruta. E uma delas é a quantidade de fibras alimentares presente no fruto in natura e que perdemos no processo de produção do suco, quando batemos e coamos o líquido. 

As fibras são um tipo de carboidrato vegetal não digerível, mas de extrema importância para nossa saúde intestinal, tendo em vista que mantém o equilíbrio da microbiota – região repleta de bactérias presente no nosso intestino –, propicia o aumento da sensação de saciedade, modula hormônios relacionados à regulação do apetite, além de favorecer o nosso sistema imunológico. 

Outra importante função das fibras alimentares é também de auxiliar na redução da absorção de açucares e gorduras, sendo, em seguida, excretado nas fezes. Dessa forma, exerce grande papel na perda de peso e no controle de doenças metabólicas como diabetes e dislipidemias, além de influenciar positivamente na função intestinal. 

Percebe, nobre leitor, o quanto você perde quando deixa de consumir uma fruta e troca-a por um suco?

Mais um ponto a ser considerado no consumo do suco ao invés da fruta é o valor calórico da bebida, principalmente quando pensamos em emagrecimento. 

Em uma laranja, temos em torno de 60kcal. Comemos uma e na grande maioria das vezes, ficamos saciados. Já para a produção de um suco, precisamos de umas 5 unidades. Ou seja, atingimos 300kcal facilmente e não ficamos satisfeitos. Literalmente, “não mata a fome”. E mais um detalhe: não estou nem falando do açúcar que muitas vezes é adicionado à bebida, o que, obviamente, eleva ainda mais o valor calórico. 

Para que você tenha ideia do que representa 300 kcal, é o equivalente a duas fatias de pão com atum, queijo, alface e tomate. Ou seja, uma refeição que traz muito mais saciedade do que um copo de suco.  

Mais uma observação que eu também gosto de considerar em relação ao suco é a perda de vitamina C que acontece após o seu preparo. Não é muito, apenas 22%, mas que também pode ser “evitado” quando há o consumo da própria fruta. 

Por último, mas não menos importante, considero falar também do “acúmulo de açúcar” presente no suco. E torno a falar: não me refiro ao açúcar adicionado. Falo mesmo do açúcar natural das frutas – a frutose – que é um carboidrato simples com ação semelhante ao açúcar comum e que obviamente, por tudo já dito aqui, transforma-se em uma quantidade bem maior em um copo de suco. Então para indivíduos com necessidade de restrição de açúcares, como é o caso dos pacientes com obesidade, esteatose hepática – “gordura no fígado” –, hipertrigliceridemia – triglicerídeo elevado –, resistência à insulina e diabetes, não é interessante que haja o seu consumo. 

Diante de tudo que expus aqui, deixo claro que não sou contra os sucos, mas avalio como não sendo interessante o seu consumo para determinados públicos, conforme expliquei. 

Para indivíduos saudáveis, sem as patologias citadas acima, o seu consumo pode acontecer tranquilamente dentro de um estilo de vida saudável. 

Mas ainda assim, em todos os contextos, se é solicitada a minha orientação sobre qual consumir, sou categórica em defender a ingestão da fruta in natura.

Aceita um suco? Prefiro a fruta. 

__________________________________________________________________________________________________
* Ludmila Pereira de Araujo Souza é Nutricionista, especialista em Nutrição Clínica com ênfase nas enfermidades renais
Instagram: @ludmilapasouza.nutri • Email: [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »