MENU

01/04/2024 às 17h23min - Atualizada em 01/04/2024 às 17h30min

Benefícios aprovados pelo CDE projetam geração de 700 empregos em oito empresas

Reunião do CDE em Palmas

CDE / Governo do Tocantins
Foto: Arthur Silva | Governo do Tocantins
 
O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE-TO) realizou na última terça-feira (26/3), sua 127° reunião ordinária para deliberar e aprovar a concessão de incentivo fiscal para oito empresas que buscam investir no Tocantins. Além disso, os conselheiros também analisaram dois projetos que pleiteiam recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE-TO).

Foram aprovadas a concessão dos benefícios para seis empresas na modalidade de expansão e duas para implantação. Juntas, as empresas devem gerar 677 novos postos de trabalho. O CDE também aprovou com ressalvas a solicitação de aporte de recursos do FDE-TO para o fomento do projeto de revitalização do abatedouro de aves de Crixás, Aliança do Tocantins e microrregião, no valor de R$ 599,039,13.

O projeto será executado pela Associação dos Pequenos Agricultores do Vale Santa Tereza PA-Arlindo, de Crixás. No entanto, para que o recurso seja liberado, a Associação deverá solucionar os apontamentos feitos pelos conselheiros. Somente então o projeto retorna ao Conselho para que seja votado novamente.

Outro projeto beneficiado foi o de realização da Feira de Negócios e Tecnologia do Vale do Araguaia (Feneva-Tec 2024) que será realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Paraíso do Tocantins (Acip). Nesse caso, o Governo do Tocantins vai oferecer a estrutura para realização do evento. O recurso financeiro no valor de R$ 8 milhões para realização de feiras em todo o estado já foi aprovado anteriormente na 125ª reunião ordinária, realizada no dia 22 de janeiro.

Para o Conselheiro Maurício Fregonesi, o CDE tem demonstrado cada vez mais a importância de sua existência e atuação. “É um órgão que delibera e que apoia, incentiva, ajuda e contribui para o desenvolvimento e para a melhoria do Tocantins”, declarou.

O Conselheiro Fabiano do Vale destaca a importância do CDE na relação entre o Governo e as empresas para o desenvolvimento econômico do Estado. “O governador Wanderlei e o secretário Carlos Humberto têm nos atendido e, de fato, ouvido o que estamos falando. Para nós, é muito prazeroso poder contribuir e ver que as nossas opiniões estão sendo colocadas em prática”, destacou.

O presidente do CDE-TO, Carlos Humberto Lima ressalta a importância do Conselho para o desenvolvimento econômico.

“Possuímos um Conselho muito estratégico e, como sempre, nossas reuniões são muito ricas e proveitosas para o processo de desenvolvimento do Estado. Encerramos 2023, com bons resultados e estamos trabalhando para que esse ano continue nessa tendência de crescimento. Seguiremos avançando com o desenvolvimento econômico do Tocantins, descentralizando a economia para um Estado com mais empregos e renda para toda a população”, finalizou o secretário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »