MENU

27/03/2024 às 05h56min - Atualizada em 27/03/2024 às 05h56min

“Não há poder paralelo a comandar o Rio, há poder estatal”, diz Carlos Lula ao destacar prisões dos envolvidos no crime contra Marielle Franco

Benaya Ewerton
Ascom Carlos Lula
“Não há poder paralelo a comandar o Rio, há poder estatal”, diz Carlos Lula - Foto: Ilano Lima
 
Nesta terça-feira (26), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou a prisão dos mandantes e do mentor da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ), durante a sessão na Assembleia Legislativa do Maranhão. A Polícia Federal prendeu os irmãos Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), e Chiquinho Brazão, deputado federal (União Brasil/RJ), acusados de serem os mandantes do crime, além do ex-chefe da Polícia Civil (PCRJ), Rivaldo Barbosa, acusado de ser o mentor do assassinato.

“Marielle perdeu a vida, mas venceu. Tornou-se motivo de resistência, uma ideia, uma potência muito maior do que era o seu mandato. Mas a reflexão é necessária porque temos de pensar em como as instituições, nesse caso, deixaram de funcionar. Como as instituições, nesse caso, foram tomadas pelo crime. A reflexão que se fazia, há muitos anos, da existência de um poder paralelo no estado do Rio é falsa. Não há poder paralelo a comandar o Rio, há poder estatal. Polícia e política ali estavam misturados da pior forma, da pior maneira possível”, destacou Carlos Lula.

As prisões aconteceram após a ação da Polícia Federal e delação do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o executor do assassinato, ocorrido no dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

“Quero parabenizar aqui o Governo Federal, a Polícia Federal, o ex-ministro Flávio Dino, o atual ministro Ricardo Lewandowski. Foi o esforço do Ministério da Justiça, ao entender a gravidade e as circunstâncias do crime, que permitiu sua elucidação. Foram anos sem nenhum resultado concreto para, enfim, a gente chegar a esse paradeiro”, relembrou o parlamentar.

O deputado Carlos Lula enfatizou da necessidade de fortalecer as instituições não apenas no Rio de Janeiro, mas também no Maranhão, mencionando a importância de autonomia para a polícia e o Ministério Público.

“Essa junção é de uma narcomilícia que controla territórios, que controla a cidade e o estado do Rio de Janeiro, infelizmente. Mas é necessário trazer para o Maranhão um paralelo para dizer que precisamos fortalecer as instituições, fortalecer a polícia, a qual precisa ter condições efetivas de trabalho. Precisamos fortalecer o Ministério Público para que ele não precise sucumbir à nossa política do dia a dia. É preciso reforçar os aparelhos de segurança pública para ter a autonomia necessária para, em casos de homicídios ou em casos de ocorrência de crimes, não precisar sucumbir à força de quem supostamente manda”, reforçou o parlamentar.

 

Emenda na Saúde

Ainda em seu discurso, o deputado estadual Carlos Lula falou sobre a realização do mutirão de oftalmologia realizado por meio de emenda parlamentar de sua autoria no último fim de semana no Hospital Aquiles Lisboa, onde foram realizadas 300 cirurgias de catarata e pterígio.

“Agradeço à Secretaria de Estado da Saúde e ao Governo do Estado do Maranhão que deram as condições para que, efetivamente, fosse garantido àquelas pessoas seu direito à saúde. As pessoas estavam muito felizes com a realização dos seus procedimentos. Eu também fico muito feliz quando derrubamos muros e concretizamos cidadania”, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »