MENU

25/03/2024 às 15h10min - Atualizada em 25/03/2024 às 15h10min

Projeto de recuperação de celulares desenvolvido no Piauí é referência nacional

Da Assessoria
Ascom SSP/PI
Foto: Divulgação/Ascom SSP/PI

   
O combate ao roubo e furto de aparelhos celulares no Estado do Piauí se tornou referência em todo o Brasil. O projeto possui três vieses, as blitzen, as intimações em massa e as fases da Operação Interditados, onde lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de aparelhos roubados têm suas atividades econômicas suspensas. 

No ano de 2023, o Piauí registrou uma redução de 40% no número de roubo e furto de celulares em Teresina e uma queda de 37% no interior do estado. Foram realizadas 5.895 intimações, 3500 aparelhos foram recuperados, em 10 cidades, 64 lojas físicas e virtuais foram interditadas e 20 pessoas foram presas. 

O Superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Mateus Zanatta, afirmou que o projeto de recuperação de celulares desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí é pioneiro no Brasil e tem alcançado uma grande repercussão devido à sua efetividade. 

“Representantes da Polícia Civil e Polícia Militar de vários estados do país têm nos procurado com o objetivo de implantar modelos semelhantes ao que é desenvolvido pelo Piauí, no que diz respeito ao roubo, furto e comercialização de aparelhos celulares com restrição. Isso demonstra o reconhecimento de nosso trabalho e nos impulsiona a reduzir ainda mais essa prática criminosa em nosso estado. Vale ressaltar, que nos últimos nove meses, restituímos quase 4 mil aparelhos celulares”, pontuou o superintendente. 

As ações de recuperação de aparelhos celulares foram intensificadas em 2024, quando foi registrada uma redução de 50% no número de roubos diários de celulares em Teresina. Foram realizadas 1195 intimações, 442 celulares foram restituídos, 14 lojas foram interditadas e 17 pessoas foram presas. Durante o carnaval deste ano, foi contabilizada uma queda de 59,20% no número de roubos e uma redução de 38,24% de furtos de celulares em Teresina. 

 

Papel das operadoras de telefonia móvel

A representação por parte das autoridades policiais para o credenciamento de senhas judiciais que possibilitam a requisição em massa de dados cadastrais vinculados a IMEIs de celulares objetos de roubo ou furto possibilitou o recebimento em massa de dados cadastrais oriundos de operadoras de Telefonia Móvel. Essa atuação permite a aproximação das operadoras com as atividades de recuperação de celulares.
 

Aplicativos utilizados na recuperação de celulares

Além das ações realizadas pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), através do aplicativo CELLGUARD, são realizadas as blitzen onde os policiais civis e militares utilizam durante as abordagens o aplicativo LUPA BOT. 

O Cellguard é um aplicativo desenvolvido pela Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, lançado em setembro de 2023. Ele é utilizado pela SOI e concentra todo o processo de trabalho, busca, localização e recuperação de celulares.  

O aplicativo Lupa Bot está presente nos aparelhos celulares de todos os policiais do Piauí e possibilita que sejam feitas consultas para verificar se aparelhos celulares possuem restrição de roubo ou furto, através de uma foto do IMEI. O serviço pode ser realizado em qualquer cidade.  

 

Atuação da Receita Federal

Durante a realização das fases da Operação Interditados foi constatado a presença de diversos aparelhos eletrônicos nas lojas objetos dos mandados de busca e apreensão, sem quaisquer comprovantes de pagamento dos impostos de importação. Diante disso, a SOI passou a solicitar a presença da Receita Federal na execução dos mandados, com vistas ao exercício do Poder de Polícia, na apreensão dos produtos cuja entrada se revestiu de algum tipo de ilegalidade, a exemplo do descaminho.
 

Aparelhos recuperados em outros Estados 

A SOI, em conjunto com a Polícia Civil de outros estados, conseguiu recuperar aparelhos celulares roubados no Piauí e que estavam sendo comercializados em outros estados da Federação, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Roraima, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará. 
 

Operação Interditados no Estado do Pará

Após um intenso trabalho de investigação foi constatado pela SOI que uma loja localizada no município de Castanhal, Estado do Pará, estava comercializando celulares oriundos do Piauí, após furtos em grandes eventos festivos. No dia 14 de março deste ano, a Polícia do Piauí, em cooperação com a Polícia do Pará, deflagrou a 14ª fase da Operação Interditados onde 15 aparelhos celulares roubados no Piauí foram recuperados, sete pessoas foram presas, sendo que duas delas estavam em presídios do Ceará e foi dado cumprimento a 09 mandados de busca e apreensão. Além disso, foram apreendidos um veículo, um Mac Book e uma pistola sem registro.  
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »