MENU

24/03/2024 às 11h38min - Atualizada em 24/03/2024 às 11h38min

Caravana da Mulher Empreendedora capacita mulheres e promove o empreendedorismo feminino em Açailândia

Evento liderado pelo Governo do Maranhão e instituições parceiras fortalece o empreendedorismo feminino e inaugura uma nova era de oportunidades e Açailândia e na região.

SECOM Maranhão
Foto: Divulgação/SECOM Maranhão
   
Na última sexta-feira (22), a Caravana da Mulher Empreendedora desembarcou no município de Açailândia, marcando o início de uma jornada dedicada ao empoderamento feminino no empreendedorismo. O evento, sediado no Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman - Bandeirantes, reuniu mulheres determinadas a impulsionar seus negócios, contando com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), além do Sistema S (Sebrae, Senai, Sesc, Sesi, Senac e Senar), de instituições financeiras públicas e da prefeitura local.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Aluísio Silva Sousa, a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, e a secretária da Mulher do município, Valéria Aquino, compartilharam discursos inspiradores. Representantes das mulheres empreendedoras, como Gardênia Ferreira, e líderes de instituições, como Senac, Senai, Senar, e de bancos, como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, reforçaram o compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

"A Caravana da Mulher Empreendedora é um projeto idealizado pela Semu, com total apoio do governador Carlos Brandão e parceria do Sistema S e bancos, visando capacitar e fomentar o empreendedorismo feminino no Maranhão", explicou Abigail Cunha.

A secretária Municipal da Mulher de Açailândia, Valéria Aquino, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado e o Sistema S, expressando sua gratidão à secretária Abigail Cunha. "É de grande valia a parceria com o Governo do Estado, a parceria com o Sistema S, por meio da Secretaria de Estado da Mulher. Minha gratidão a nossa secretária Abigail Cunha".

 

Palestras, cursos e oficinas

A Caravana proporcionou um ambiente de aprendizado e networking, com acesso gratuito a diversas atividades em sete salas. Palestras, cursos e oficinas beneficiaram centenas de mulheres determinadas a transformar ideias em negócios sólidos. 

Uma Feira Empreendedora externa permitiu a exposição e venda de produtos, evidenciando o talento das empreendedoras locais, muitas beneficiadas pelo programa Minha Renda, projeto social do Governo do Maranhão.

Vanderlucia Vieira, beneficiária do programa Minha Renda, expressou sua felicidade em poder garantir sua renda. “Tô muito feliz por ter recebido esse benefício e garantir a minha renda. Sem palavras, só quero agradecer ao Governo do Maranhão", disse.   

Já a artesã Elisângela Cipriano agradeceu a oportunidade de mostrar seu trabalho, reconhecendo os esforços da Semu pela valorização das mulheres maranhenses. 

"Gostaria muito de agradecer a nossa secretária por nos dar oportunidade de estar mostrando o nosso trabalho, e dizer que nós só temos a agradecer por tudo que ela tá fazendo pelas mulheres maranhenses, em nome das artesãs de Açailândia eu agradeço", enfatizou a artesã. 

Os espaços dedicados às palestras e workshops foram estrategicamente organizados para abordar diversos aspectos do empreendedorismo feminino. No Espaço Sebrae, discutiu-se o papel das mulheres nos negócios e a importância da formalização das mulheres como microempreendedoras individuais. 

O Senai também ofertou oficinas práticas, como a de Costura Criativa, e o Senar focou em oportunidades de empreendedorismo no campo. A jovem Fernanda Costa, participante da oficina "Costura Criativa", destacou a relevância da caravana como um novo aprendizado. "Essa caravana, significa um novo aprendizado pra mim", confidenciou. 

O Senac ofereceu palestras motivacionais e oficinas que abordaram, desde culinária saudável, até cortes de cabelo modernos, evidenciando a diversidade de áreas em que as mulheres empreendedoras atuam. 

Além disso, um espaço dedicado à orientação financeira e acesso a créditos proporcionou informações essenciais sobre recursos disponíveis para impulsionar negócios, com a presença de representantes do Banco do Brasil, Caixa e do Banco do Nordeste.

Dona Raimunda do Rosário, participante da oficina "Cortes de Cabelo para mulheres modernas", no espaço SENAC, expressou sua felicidade com o evento. "Eu tô muito feliz com essa caravana aqui em Açailândia".

A Caravana da Mulher Empreendedora não apenas capacitou e inspirou mulheres empreendedoras em Açailândia, mas, também, inaugurou uma jornada de empoderamento e crescimento promissor para toda a região.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »