MENU

15/03/2024 às 19h43min - Atualizada em 15/03/2024 às 17h40min

Pelo 4° ano seguido, auditoria independente vistoria obras e aprova projeto Águas de Araguaína

Empresa avaliou todos os demonstrativos financeiros e relatórios de execução das obras

SECOM / PMAraguaína
Canteiro de obras da avenida Governador Siqueira Campos - Foto: Marcos Sandes / Prefeitura de Araguaína
 
Araguaína - O relatório anual do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe - CAF, foi aprovado pelo 4° ano consecutivo por uma auditoria independente, realizada no início deste mês de março. A análise financeira e física faz parte da prestação de contas com o órgão financiador.

Acompanhados da equipe da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) e da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), os técnicos da Sá Leitão, empresa de auditoria, consultoria e governança corporativa com sede em Recife (PE), visitaram as obras em execução e as que foram entregues no decorrer de 2023, além de avaliar os demonstrativos financeiros.

“Ter essa aprovação sem restrições pelo 4° ano mostra transparência e correção na aplicação dos recursos”, destacou o coordenador do Águas de Araguaína, Cid Forghieri.

 

Visita às obras

A vistoria teve início pelas obras já entregues no setor Morada do Sol 2, Alaska, Jardim América, Dona Nélcia e Itatiaia, setores que receberam drenagem, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização viária. Os auditores visitaram também a extensão da Avenida Campos Elísios, que foi revitalizada e ligada à BR-153.

Na sequência, foram vistoriadas as obras da Avenida Governador Siqueira Campos - Etapa 1, que conta com 30% da terraplanagem executados, micro e macrodrenagem com canais abertos e fechados com aduelas, e a Etapa 2, que teve ordem de início assinada no último dia 16 de fevereiro, onde estão em andamento a mobilização, implantação do canteiro de obras e serviços preliminares.

As auditorias foram conduzidas de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. “As obras estão sendo executadas de acordo com o previsto nos contratos firmados com a Prefeitura de Araguaína e estão respeitando o cronograma”, afirmou o sócio da empresa, Leonardo Barbosa.

 

Demonstração dos investimentos no projeto

Após a vistoria às obras, a UGP apresentou aos auditores todos os demonstrativos referentes ao projeto, tais como fundos recebidos, desembolsos efetuados, acompanhados das notas explicativas e informações financeiras complementares.

Diante dos dados apresentados e informações coletadas durante as vistorias, os auditores informaram em seu relatório que a Prefeitura de Araguaína, por meio da UGP e Secretaria da Infraestrutura, adota mecanismos de controle adequados, estabelecendo satisfatoriamente as segregações de funções e controles definidos sobre a movimentação dos recursos do empréstimo.

Constataram ainda que todos os procedimentos de aquisição e contratação passam pela Comissão Permanente de Licitação (CPL), que a UGP adota os procedimentos de informação e comunicação de forma clara e transparente e que dispõe de uma empresa de auditoria independente acompanhando toda a execução do projeto, com o objetivo de obter uma opinião profissional e independente sobre as informações financeiras e operacionais exigidas pelo banco financiador.

 

Projeto integrado

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína prevê a implantação de asfalto e drenagem em vias, construção de bacias de detenção e vários parques urbanos e de preservação, como o Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel.

Atualmente, o projeto já conta com mais de 50% dos recursos aplicados e a conclusão total das obras está prevista para 2026.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »