MENU

14/03/2024 às 18h26min - Atualizada em 14/03/2024 às 18h30min

Mais de 320 famílias têm imóveis regularizados em cinco municípios da região norte do Tocantins

Ação foi realizada em parceria com o Governo do Tocantins, Poder Judiciário e Prefeituras

Lucas Nascimento - TO
SECOM - TJ/TO
Moradores de Santa Maria do Tocantins - Foto: Lucas Nascimento / TJ-TO
 
Os moradores dos municípios de Pequizeiro, Araguaína, Santa Maria, Nova Olinda e Pedro Afonso receberam o título registrado de propriedade durante os dias 11 e 12 de março (segunda e terça-feira). Ao todo, 328 famílias da região Norte do Tocantins foram beneficiadas com a regularização fundiária urbana (reurb) realizada em parceria com o Governo do Tocantins, Poder Judiciário, Prefeituras e Cartórios de Registro de Imóveis.

Para a moradora de Nova Olinda, Keila Alves dos Santos, que ocupava o imóvel de forma irregular há 24 anos, o momento foi de comemoração. “Planejei e sonhei por anos fazer o título da minha casa, mas o dinheiro nunca dava. Agora só tenho a comemorar, que agora minha casa valorizou e vou poder fazer melhorias, e até um financiamento futuramente”, contou a beneficiária dentre os 51 moradores que receberam o documento.

Já para a pioneira do setor Nova Esperança, município de Pequizeiro, Tomazia Reis Cavalcante, finalmente hoje pode se considerar dona de sua casa. “Hoje é um dia de muita felicidade. Espero pelo dia de chamar a casa de minha há mais de 30 anos, e depois de tanto esforço posso fazer isso. Obrigada a todos os envolvidos”, festejou a moradora.

Segundo a diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Asmar, participar do processo de regularização fundiária é gratificante. “Ver as pessoas comemorando o recebimento do documento de sua casa é uma alegria enorme. O título simboliza a valorização não só do imóvel, mas do cidadão e de todo o município”, afirmou a diretora lembrando que a segurança jurídica é prioridade do governador Wanderlei Barbosa, que concretizou a parceria exitosa com o Poder Judiciário.

 

Moradia Digna

A corregedora geral da justiça, desembargadora Maysa Rosal Vendramini, destaca que a regularização fundiária é a materialização da moradia digna. “O título representa a realização de um sonho para essas famílias e o reconhecimento pleno da cidadania”. A magistrada ressaltou ainda que todo o processo só é possível devido a parceria com várias entidades e órgãos públicos.  

Segundo o coordenador do Nupref/CGJUS, juiz Wellington Magalhães, a missão do Poder Judiciário é servir ao cidadão através da segurança jurídica e cumprindo os preceitos da constituição federal de 1989.

“Efetividade ao direto constitucional da moradia digna, garantia de direto sucessório e inclusão no sistema econômico social são atuações do judiciário para a população. Além disso, a regularização fundiária é uma política permanente para evitar conflitos fundiários e garantir os direitos do cidadão, através do título de propriedade”, explicou.  

 

Reurb

Dentre os 328 títulos entregues durante os dois dias de ações operoso pela região norte do Tocantins, 114 foram para os moradores dos loteamentos Ana Maria e Itapuan, em Araguaína; 51 títulos de imóveis foram entregues para moradores dos setores Centro e São Francisco, em Nova Olinda; em Pequizeiro, 51 famílias do setor Nova Esperança; em Santa Maria, 85 famílias do setor Centro Sul receberam o título na 2ª etapa de entregas; finalizando a semana de ações com a entrega de 27 títulos para os moradores do setor Bela Vista Habitat, em Pedro Afonso.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »