MENU

13/03/2024 às 18h23min - Atualizada em 13/03/2024 às 18h30min

Operação da PF e Receita bloqueia R$ 60 milhões de investigados por lavagem de dinheiro do tráfico no DF

Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal
Na ação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão - Foto: Divulgação/Receita Federal
 
Brasília/DF - A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou, nesta quarta-feira (13/3), a Operação Ligação Direta. A ação teve como objetivo desarticular associação criminosa responsável pela ocultação e dissimulação de valores provenientes do tráfico de drogas e outras condutas ilegais.

Foram mobilizados 60 policiais federais e 20 auditores e analistas da Receita Federal para o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Brasília/DF.

Ao longo das diligências, foram identificadas empresas que atuavam no comércio de produtos proibidos e/ou importam mercadorias para o país sem cumprir com as obrigações fiscais cabíveis.

Apurou-se também que os envolvidos se valiam de diferentes formas de “lavagem” de dinheiro para dificultar o rastreamento dos valores provenientes de práticas criminosas. Nessa investigação, destaca-se a identificação de diversas pessoas físicas e jurídicas que, de modo consciente, atuavam na intermediação de transações financeiras em favor do grupo investigado.

Além dos atos que configuram o crime de “lavagem” de dinheiro, também poderá ser caracterizada a ocorrência de outras infrações penais, como a ofensa de particulares contra a administração pública em geral, e especificamente, crimes de contrabando e descaminho.

Considerando as informações já coletadas, foi determinado o bloqueio de valores em contas vinculadas aos investigados e que ultrapassam R$ 60 milhões. As investigações seguem em andamento para a identificação de outras pessoas ligadas à atividade criminosa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »