MENU

13/03/2024 às 18h07min - Atualizada em 13/03/2024 às 18h15min

Investimentos do Novo PAC Seleções devem beneficiar mais de 6,2 milhões de maranhenses em diversas áreas

SECOM Maranhão
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e governador Carlos Brandão durante o lançamento do Novo PAC - Foto: Gilson Teixeira
 
Os investimentos do Novo PAC Seleções devem gerar um impacto significativo no estado, beneficiando diretamente mais de 6,2 milhões de maranhenses, o que representa 93% da população. Os setores da educação, saúde, cultura e esporte são os principais beneficiados, recebendo equipamentos, espaços culturais e esportivos, e projetos voltados ao desenvolvimento econômico e à preservação do patrimônio histórico.

O governador Carlos Brandão destacou a participação ativa do Maranhão no Novo PAC Seleções, que se inscreveu nas propostas em todas as modalidades do programa. Para ele, a partir das benfeitorias do Governo Federal, o estado receberá um grande impulso no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida.

“Os investimentos do Novo PAC Seleções irão ajudar muito no trabalho que estamos realizando, que é o de pavimentar um excelente futuro para o Maranhão. Com mais de 6,2 milhões de maranhenses a serem beneficiados, estamos fortalecendo a educação, a saúde, a cultura e o esporte. Estamos confiantes de que esses avanços vão impulsionar o desenvolvimento do nosso Maranhão e da qualidade de vida da nossa população”, destacou Brandão.

Em benefício da educação maranhense, o estado será beneficiado com 224 equipamentos entre 54 escolas em tempo integral que devem ser entregues em 52 municípios, 75 creches e escolas de Educação Infantil beneficiando 75 cidades, além de 95 veículos de transporte escolar, contemplando 95 municípios maranhenses.

Na área da Saúde, o Maranhão deverá receber 164 equipamentos, entre Policlínicas , Unidades Básicas de Saúde† (UBS), maternidades , Centros de Parto Normal, novas ambulâncias (Samu), Centrais de Regulação - Ambulâncias do Samu, Centros de Atenção Psicossocial†(Caps), Centros Especializados em Reabilitação (CER), Oficinas Ortopédicas e Unidades Odontológicas Móveis† (UOM).

No eixo da Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC Seleções, que compreende as áreas da Cultura e do Esporte, o Maranhão deve receber, em 10 municípios, a implantação de 11 CEUs da Cultura, que são equipamentos culturais de pequeno a médio porte e de caráter comunitário, compostos por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, e meio ambiente.

Ainda na área da cultura, o Maranhão receberá mais quatro projetos de arquitetura e engenharia, voltados ao patrimônio histórico. Além disso, na área do Esporte, 23 cidades devem receber 23 Espaços Esportivos Comunitários , havendo, inclusive, a possibilidade da recuperação de espaços públicos por meio desta iniciativa.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, avalia a iniciativa do Governo Federal como essencial para fortalecer a identidade cultural maranhense, assim como para democratizar o acesso às artes e promover o desenvolvimento econômico local.

“O Novo PAC Seleções está em sintonia com a política cultural do Governo do Maranhão. Desta forma, vamos avançar ainda mais em relação às manifestações populares e aos fazedores da cultura. Trata-se de garantir a descentralização dos espaços de cultura, do acesso e inclusão às iniciativas. Portanto, esse programa representa uma conquista importante e demonstra a valorização nacional deste segmento”, pontuou o titular da Secma.
 

Novo PAC Seleções

Na última quinta-feira, 7 de março, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. As 16 modalidades são executadas pelos ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte, somando R$ 23 bilhões em investimentos.

No total, foram selecionadas 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »