MENU

12/03/2024 às 18h42min - Atualizada em 12/03/2024 às 19h00min

Atacante Galeno convocado para Seleção Brasileira é natural de Barra do Corda

Jogador, que pertence ao Futebol Clube do Porto, tem também nacionalidade portuguesa

Dema de Oliveira
Maranhense Wenderson Galeno convocado para a Seleção Brasileira - Foto: Divulgação
 
O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, anunciou no início da noite desta segunda-feira (11) a convocação do atacante maranhense Wenderson Galeno, de 26 anos, para a disputa dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, que serão realizados entre os dias 23 e 26 de março. Cotado inicialmente para defender Portugal, após adquirir a nacionalidade do país, Galeno fará a sua estreia com a camisa do Brasil, substituindo Gabriel Martinelli, do Arsenal, que foi inicialmente convocado para os dois amistosos, mas cortado após sofrer uma lesão no pé.

Nascido em Barra do Corda, município a 292 km de Imperatriz, Galeno não teve passagens por clubes maranhenses e foi revelado nas categorias de base do Trindade-GO, onde também disputou os primeiros compromissos como profissional. Depois de uma rápida passagem pelo Grêmio Anápolis, o atacante maranhense foi contratado pelo time B do Porto com apenas 19 anos.

Sem espaço na equipe principal do Porto, Galeno atuou por empréstimo no Portimonense e no Rio Ave, até acertar com o Braga, onde teve um desempenho excepcional em duas temporadas e meia. Com o sucesso no Braga, Galeno foi recontratado pelo Porto em janeiro de 2022 e, desde então, se tornou um dos pilares do ataque dos Dragões.

Na temporada 2023/24, Galeno já disputou 36 partidas pelo Porto, com 13 gols marcados e 11 assistências. O atacante maranhense é o vice-artilheiro da Liga dos Campeões da Europa, com cinco gols, atrás apenas de nomes consagrados do futebol mundial, como Harry Kane, Kylian Mbappé e Erling Haaland.

Contando com Galeno, o Brasil enfrentará a Inglaterra no dia 23 de março, a partir das 16h, no Estádio de Wembley, em Londres. Já no dia 26 de março, a Seleção Brasileira encara a Espanha às 17h30, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. Esses serão os dois primeiros jogos de Dorival Júnior como treinador da Amarelinha.

Galeno é o segundo jogador nascido no Maranhão a ser convocado para a Seleção Brasileira em pouco menos de cinco meses. Em novembro, o zagueiro Adryelson, que nasceu em Barão de Grajaú, foi chamado pelo técnico interino Fernando Diniz para defender o Brasil na partida contra o Uruguai, pela quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Adryelson, que até então defendia o Botafogo e atualmente está no Lyon-FRA, ganhou a oportunidade após a lesão do zagueiro Nino.

Além de Galeno, Dorival Júnior anunciou outros dois nomes convocados para a Seleção Brasileira, que também substituirão jogadores lesionados. O goleiro Léo Jardim, do Vasco, substitui Ederson, do Manchester City, enquanto o zagueiro Fabrício Bruno, do Flamengo, ficou com a vaga de Marquinhos, que atualmente defende o Paris Saint-Germain.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »