MENU

12/03/2024 às 17h48min - Atualizada em 12/03/2024 às 18h00min

Governo lança Plano de Desenvolvimento da Fruticultura para diversificar a produção no campo e impulsionar a economia estadual

SECOM Maranhão
Foto: Rodrigo Ribeiro
 
Os produtores rurais do Maranhão vão ganhar um novo incentivo para diversificar e expandir sua produção, gerando mais empregos e renda no campo. Nesta terça-feira (12), o Governo do Estado lançou o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão (PDFMA), durante solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

A elaboração do PDFMA foi coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e contou com a parceria de diversas secretarias e autarquias do Governo do Estado, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Iterma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), entre outras.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão assinou Projeto de Lei que institui o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão (PDFMA). “Nós temos o cenário favorável para o desenvolvimento da fruticultura no nosso estado. Temos abundância de recursos naturais e posicionamento estratégico para investirmos. Com esse Plano, vamos profissionalizar os produtores, dando todo suporte e incentivo necessários para termos condições de exportar, fortalecendo o desenvolvimento da fruticultura no Maranhão, gerando emprego e renda para o campo”, assinalou.

Como ato simbólico de lançamento do plano, a produtora rural Ana Rosa Rocha entregou mudas de juçara e cupuaçu, frutas típicas maranhenses, para o governador Carlos Brandão e demais autoridades presentes na solenidade.

 

Plano de Desenvolvimento da Fruticultura

O PDFMA é um documento que apresenta o panorama da produção de frutas no Maranhão, destacando os principais frutos cultivados e as potencialidades territoriais, climáticas e hidrográficas para o pleno desenvolvimento desse setor no estado. O plano também estipula ações para ampliar a produtividade da fruticultura maranhense, visando o crescimento econômico do setor, assim como a atuação dos órgãos estaduais, para a execução dos objetivos definidos no documento.

O plano prevê ações a serem desenvolvidas em três etapas, totalizando 10 anos. Durante esse período, as ações desenvolvidas serão divididas em três eixos: estruturação e governança, que compreende toda a estruturação e criação das condições necessárias para a sua execução; suporte e capacitação técnica, garantindo que os produtores beneficiários recebam a assistência adequada para a expansão da produção; e acompanhamento e monitoramento, para que os resultados esperados sejam atingidos.

“Dentre as diversas ações que estão no Plano, podemos destacar a produção de mudas de qualidade para a distribuição entre os produtores, o desenvolvimento dos polos produtivos, assistência técnica, comercialização, associativismo e cooperativismo. De modo que o Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão é uma iniciativa visionária, estratégica, que busca transformar a produção agrícola do nosso território”, informou Flávio Viana, titular da Sagrima.

O Plano de Desenvolvimento da Fruticultura do Estado do Maranhão foi concebido com princípios de produção sustentável, inovação e inclusão social, buscando o alcance de todos os segmentos, desde agricultores familiares, mulheres, jovens, comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, até os grandes empreendedores.

 

Importância econômica

Presente na solenidade, Luiz Roberto Maldonato Barcelos, diretor institucional da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), destacou que a fruticultura é uma atividade econômica vital para a geração de emprego, renda, além de desempenhar papel crucial na promoção da segurança ambiental, preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida.

“O Governo do Maranhão está acertadamente enxergando a fruticultura como um grande vetor de desenvolvimento socioeconômico. A fruticultura é um setor que tem gerado muito emprego, distribuindo muita renda e desenvolvido a agricultura familiar. A gente nota que os estados que têm investido na fruticultura, têm tido um retorno social muito grande, e, com certeza, vai acontecer o mesmo com o Maranhão”, disse Luiz Roberto Maldonato Barcelos.

Allyson Veras, que representou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na solenidade, ressaltou que o PDFMA vai contribuir para o desenvolvimento da produção agrícola brasileira. “O Brasil é o terceiro maior produtor de frutos do mundo, perdendo apenas para a Índia e para a China. Por meio deste plano que está sendo lançado hoje no Maranhão será possível desenvolver aspectos tecnológicos ainda não explorados dentro do Estado, e com isso, aumentar o papel do Brasil nesse mercado ”, afirmou.

 

Vantagens do Maranhão

O Maranhão tem 26 tipos de espécies que se destacam na produção estadual, como banana, abacaxi, melancia, mamão, manga, coco, açaí, entre outras. Só em 2022, o estado produziu mais de 380 mil toneladas de manga, mais de 75 mil toneladas de banana, mais de 56 milhões de frutos de abacaxi, além de toneladas de frutas nativas da Floresta Amazônica.
O estado se destaca ainda pelas condições climáticas e geográficas estratégicas que podem impulsionar essa produção, como os altos índices pluviométricos, as 10 bacias hidrográficas perenes e uma diversidade ambiental que beneficia diferentes tipos de cultivos, devido a variedade de solos para o plantio de diversas frutas tropicais e subtropicais.
O estado também conta com o Porto do Itaqui e sua localização estratégica para exportações, bem como três ferrovias que facilitam o transporte de mercadorias para o terminal portuário.

 

Transformação social

A produtora rural Ana Rosa Rocha, de Tutóia, é um exemplo de como o investimento na fruticultura pode transformar vidas. Ela é formada em pedagogia, mas após perder o emprego, resolveu investir na produção de mamão, melancia e hortaliças. É por meio desta atividade que ela e o marido sustentam a família há 12 anos.

“Hoje, eu me sinto privilegiada por estar aqui no evento como produtora rural, representando Tutóia. Esse Plano é de uma importância muito grande, pois traz mais insumos e assessoria para os pequenos produtores. Além disso, vamos ter acesso a novas ideias para melhorar a nossa produção. Estou muito feliz e muito grata”, contou.

Tutóia é um dos municípios que serão beneficiados pelo PDFMA. Também serão alcançadas pelas ações do Plano, as cidades de São Domingos do Maranhão, Turiaçu, Itinga do Maranhão, Santa Luzia, Buriticupu, Zé Doca, Alto Alegre do Pindaré, Paulo Ramos, Luís Domingues, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, Arari e Grajaú.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »