MENU

07/03/2024 às 19h21min - Atualizada em 07/03/2024 às 19h30min

Guarda Municipal de Araguaína forma 22 novos agentes e terá Plano de Carreira

Durante a formatura, o prefeito também destacou a aquisição de sete novas viaturas para a corporação, três delas blindadas, além de recursos para o sistema de videomonitoramento da cidade

Giovanna Hermice
SECOM Araguaína
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína
 
Araguaína/TO - Na noite da última quarta-feira, 6, autoridades, servidores e familiares dos novos 22 agentes da GMA (Guarda Municipal de Araguaína) estiveram presentes na formatura que celebrou a conclusão do 2º Curso de Formação. O evento foi realizado no auditório do Fórum da cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito Wagner Rodrigues elogiou a qualificação técnica dos profissionais, anunciou a elaboração do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) para a classe, além do investimento em equipamentos e tecnologia com o objetivo de aperfeiçoar a atuação das forças de segurança pública na cidade.

“A nossa Guarda foi muito bem formada, está com todos os equipamentos necessários conforme determina as legislações e assim continuaremos oferecendo mais qualidade de vida e segurança ao nosso povo. Também estamos trabalhando no PCCR individual da GMA, já fizemos o pré-projeto, inclusive avaliando o impacto financeiro”, disse o prefeito durante o evento.

A cerimônia de formatura foi iniciada com uma apresentação dos novos agentes da Turma “Bravo”, que marcharam nos corredores do auditório em direção ao palco com canções de TFM (Treinamento Físico Militar) aprendidas durante o curso. Em seguida, a guarda municipal Daniela Marçal fez o discurso como oradora da turma e citou os melhores momentos da qualificação e os desafios vivenciados.

“Tínhamos hora para começar e não para sair, mas nada disso importava, pois estávamos vivendo o nosso sonho. Muitos estavam longe de casa e da família, e apesar da saudade, era o que nos dava forças para vencer”, discursou a agente.
 
Todos em prol da segurança
O curso foi realizado em parceria com o IFTO (Instituto Federal do Tocantins) e FAPTO (Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins) com carga horária de 1.100 horas, totalizando 36 disciplinas.

Os guardas municipais aprenderam técnicas de segurança patrimonial, armamento, práticas de tiro, treinamento físico, abordagem operacional, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), sobrevivência em campo, combate veicular e entre outras especialidades.

“Por acreditar que é pelo conhecimento, pela ciência e tecnologia que se desenvolve em uma nação, e pela missão de cuidar de vidas, o IFTO, a prefeitura e todas as outras instituições se uniram para que pudéssemos hoje preparar e entregar com muito orgulho o certificado à essa turma”, afirmou a pró-reitora do IFTO, Paula Karini Amorim.
 
Parceiros homenageados
O curso contou com a colaboração de instituições de diversas áreas da segurança pública e de trânsito, como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Metropolitana de Palmas, Guarda Municipal de Imperatriz, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), SAMU, entre outros.

Durante o evento, membros dessas corporações e instituições envolvidas receberam um troféu como forma de agradecimento e reconhecimento pela parceria durante a realização do curso. O guarda municipal Hildegard da Costa também recebeu o troféu devido ao desempenho durante a qualificação, pois ficou dentre os primeiros colocados na nota final.

“O curso foi completo no sentido de nos instruir em tudo aquilo que vamos usar na rua, no nosso patrulhamento diário, nos capacitando de maneira técnica e teórica com matérias essenciais para abordarmos as pessoas de maneira mais eficiente e inteligente”, disse Hildegard.
 
Guarda equipada e Araguaína mais segura
Durante a formatura, Wagner reforçou a importância de oferecer condições melhores de trabalho para a GMA e destacou a implantação de mais um equipamento de segurança pública na cidade por meio do sistema de videomonitoramento.

“Em breve chegarão sete viaturas e, dessas, três serão blindadas pensando na segurança de vocês. E graças ao recurso de R$ 25 milhões recebido do Senador Irajá, vamos ter o maior sistema eletrônico do país para uma cidade do porte de Araguaína com a quantidade de habitantes que temos”, garantiu o prefeito, Wagner Rodrigues.
 
Mais ações
Com a qualificação técnica, chegada de viaturas e o ingresso dos novos agentes, o comandante da GMA, Renilson Galvão, ressaltou que será possível ampliar as ações e programas da corporação. “A gente conseguirá aumentar o nosso alcance de patrulhamento com mais profissionais atuando diariamente nos principais pontos da cidade. Inclusive, a partir de abril, um dos nossos projetos é ter a patrulha escolar trabalhando diariamente”, informou o comandante.

Na cidade, a GMA atua desde julho de 2021 na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de resguardar o patrimônio público e outras ações em parceria com outras forças de segurança da cidade.

Nesses últimos anos, mais de 10 mil ações foram realizadas entre patrulhamentos, recuperação de veículos furtados ou roubados, autuação de embriaguez no volante, apreensão de arma de fogo e situações de violência contra a mulher. O número oficial para acionar os agentes é o 153.

 “A nossa Guarda foi muito bem formada, está com todos os equipamentos necessários conforme determina as legislações e assim continuaremos oferecendo mais qualidade de vida e segurança ao nosso povo”, afirmou Wagner.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »