MENU

04/03/2024 às 12h15min - Atualizada em 04/03/2024 às 12h15min

Servidor da CGJ-MA toma posse no Conselho Penitenciário do Maranhão

Política de Execução Penal

Ascom CGJ-MA
O Conselho Penitenciário do Maranhão (COPEN) é órgão consultivo, fiscalizador e propositivo da execução penal. - Foto: Divulgação/Ascom CGJ-MA

  
O Conselho Penitenciário do Maranhão (COPEN), órgão consultivo, fiscalizador e propositivo da execução penal, deu posse, na última sexta-feira, 1º, à diretoria eleita para o mandato 2024-2026, na sede do órgão, na Secretaria de Administração Penitenciária, em São Luís.

Tomaram posse o presidente Thiago Josino, defensor público, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão; e o vice-presidente, Gerson Lelis Costa, servidor da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal.

Estavam presentes à posse o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade; a procuradora da República, Thayná Freire (Ministério Público Federal); o juiz Douglas de Melo (Tribunal de Justiça do Maranhão);  promotor de Justiça Pedro Lino (Ministério Público estadual); Sanyse Campos Sabino (Conselho Regional de Serviço Social); Ana Karolina Nunes (OAB/MA); Camila da Silva Portela (Secretaria Estadual de Direitos Humanos);  Susan Lucena Rodrigues (Secretaria Estadual da Mulher); Suzana Castello Branco (Defensoria Pública estadual) e Gioliano Antunes Damasceno (Defensoria Pública da União).

Membros do COPEN assistem à posse de Thiago Josino e Gerson Lelis.

AVANÇOS NO SISTEMA PRISIONAL

O servidor Gerson Lelis tem longa experiência no COPEN. Ele compôs a presidência do Conselho por dois mandatos de 2014-2018 e foi vice-presidente de 2018-2022. Sobre a posse, disse que, como vice-presidente do COPEN-MA, irá, juntamente com o presidente, buscar mais avanços ao sistema prisional.

“O diálogo com o secretário de Estado de administração penitenciária, Murilo Andrade, é muito efetivo, e, daremos continuidade às ações da gestão anterior. Acreditamos que as nossas ações em favor dos avanços no sistema prisional ganharão mais avanços”, enfatizou Gerson Lelis.

CURRÍCULO

Gerson Lelis Costa, é bacharel em Direito; especialista em Direito Direito Penal e Processual Penal; presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de São Luís – MA (2015 - 2022); presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (2014-2018); vice-presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (2018-2022); atual conselheiro Penitenciário do Estado;  membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas Pública, Desenvolvimento e Psicologia Jurídica da UFMA-CNPQ, membro do Fórum Nacional dos Conselhos Penitenciários Nacionais – FONACOPEN e vice-presidente do Comitê de Combate a Tortura do Maranhão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »