MENU

01/03/2024 às 18h35min - Atualizada em 01/03/2024 às 18h45min

Lideranças Sociais da Amazônia reúnem-se hoje em Imperatriz

Mais de 100 lideranças de territórios tradicionais, povos indígenas e assentamentos rurais, são esperadas no evento, em Imperatriz

Raimundo Primeiro
Foto: Divulgação
 
Vai ser realizado nesse sábado, 2 de março, das 8h às 18h, o I Encontro Regional com Lideranças Sociais da Amazônia, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na rua Urbano Santos, s/n, no Centro de Imperatriz.

Resultado da inquietação de algumas lideranças da região do Bico do Papagaio, no Tocantins, em decorrência do distanciamento dos movimentos, de acordo com as informações, com o objetivo de promover diálogo, além da união dos movimentos históricos e populares do Maranhão, do Pará e do Tocantins, possibilitando uma análise de conjuntura regional e, ao mesmo tempo, uma Agenda Comum de Lutas. 

Entre as lideranças do Coletivo Raízes de Sustentabilidade da Luta, está a quebradeira de coco Maria Querubina, o professor Milton Teixeira e as militantes Maria Luísa, Fran Parente e Herli Carvalho, do Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN). 

A reportagem de O PROGRESSO levantou que a metodologia do evento propõe, entre outras atividades, a formação de cinco Grupos de Trabalhos (GTs): “Estratégias de Lutas”, Participação Política e Poder Popular”, “Sustentabilidade Ambiental e Economia”, “Diversidade e Direitos Humanos”, além de “Educação e Saúde”.

MÚSICA – A Comissão Organizadora informa que, da programação, constam apresentação cultural indígena (pela manhã) e com povos de terreiro (na parte da tarde). Também participam músicos regionais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »