MENU

01/03/2024 às 10h15min - Atualizada em 01/03/2024 às 10h15min

Tira dúvidas: LiveBC mostrou tudo o que você precisa saber sobre o concurso do Banco Central

Live tratou do processo seletivo e sobre como é trabalhar no Banco. As provas para 100 vagas de analista serão aplicadas em 19/5 em todas as capitais do país. O concurso terá validade de seis meses, prorrogável por mais seis meses.

Da Assessoria
Imprensa/BC
Foto: Divulgação
  
Data, banca, edital e muito mais. A primeira LiveBC de 2024, que passa a ser mensal neste ano, recebeu Rodrigo Teixeira, Diretor de Administração do Banco Central, e Bárbara Lis, Assessora Sênior no Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização, que detalharam a carreira na instituição e o processo seletivo. O certame acontece em 19 de maio de 2024 em todo o país. As inscrições se encerraram em 20 de fevereiro.
 
Vale destacar que o BC divulgou, no dia 16 de janeiro, o edital de abertura para o concurso, que oferece 100 vagas para o cargo de Analista, organizado pela banca Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). 
 
A LiveBC desta semana também respondeu a perguntas de quem participou ao vivo do encontro no canal do banco no YouTube. Confira abaixo alguns dos destaques do programa, que pode ser conferido na íntegra aqui.
 

Benefícios

A remuneração inicial oferecida é de R$20.924,80, além de auxílio-alimentação de R$658,00. É oferecido também o programa de saúde, chamado BC Saúde. 
 
“Quando entrei no banco, foi uma grande conquista em termos de estabilidade financeira", disse Rodrigo Teixeira, Diretor de Administração do BC.
 
Mas, para além do salário de entrada e dos benefícios, ele destacou que “o maior atrativo para a carreira é a própria missão organizacional e a possibilidade de trabalhar em iniciativas inovadoras com conhecimento de ponta e que geram benefícios concretos e palpáveis para a sociedade”. 
 
“Servir da melhor forma possível (somos servidores), com soluções modernas e que geram valor para o Brasil. Queremos servidores que entendam a importância do trabalho do BC e que se sintam atraídos por ele”, enfatizou Rodrigo.
 
Além disso, Bárbara citou que a instituição possui investimento qualificado em desenvolvimento profissional com ofertas educacionais, como o Programa de Pós-Graduação (PPG), o de idiomas e cursos e seminários no Brasil e no exterior. Ela ressaltou que o BC mantém parcerias de formação e intercâmbio profissional com organismos internacionais, como o Bank for International Settlements (BIS), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
 

Edital e vagas

São 50 vagas destinadas à Área 1 – Tecnologia da Informação – e 50 vagas para a Área 2 – Economia e Finanças. Cada uma delas possui reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e negros (20%) – esta última pela primeira vez. 
 
Outra novidade é sobre o formato do curso de formação. Desta vez, 25% da carga horária será feita de forma presencial e 75% a distância. “As pessoas poderão fazer de onde elas estiverem, remotamente, a maior parte do curso, facilitando a logística para os aprovados que não moram em Brasília”, afirmou Rodrigo.  
 

Provas

No dia da prova, o processo seletivo acontecerá em duas etapas. Bárbara explicou que, pela manhã, serão aplicadas as provas objetivas, com duração de 3 horas e 30 minutos, que somam 120 questões com julgamento do tipo certo ou errado, sendo 50 perguntas sobre conhecimentos básicos (50 pontos) e 70 itens para conhecimentos específicos (70 pontos).
 
À tarde, serão aplicadas as provas discursivas, com duração de 4 horas: uma dissertação, a ser respondida em até 40 linhas, com valor de 30 pontos, acerca de atualidades; e uma questão dissertativa envolvendo situação-problema, a ser respondida em até 80 linhas, com valor de 50 pontos, acerca de conhecimentos específicos do cargo/área.
 
No edital, é possível conhecer detalhadamente a pontuação de cada etapa, bem como o conteúdo programático das provas.
 

Validade  

E se não entrar na primeira chamada das 100 vagas? O concurso terá validade de seis meses, prorrogável por mais seis meses. “Dentro desse tempo, uma vez divulgado o resultado, depois de as 100 pessoas lotadas no BC, transformadas em servidoras, a gente pode solicitar ao órgão central de gestão de pessoas do Executivo a autorização para convocar mais gente”, detalhou Bárbara. “E a gente pode dizer com segurança que temos essa pretensão. A ideia é fazer o melhor aproveitamento de um certame como esse”, completou.
 
O Diretor aproveitou a live para falar sobre reposição de quadro: “Cerca de 100 servidores se aposentaram no ano passado e outros 300 estão em condições de se aposentar, ou seja, já podem pedir a aposentadoria a qualquer momento”. E frisou que o concurso atualmente aberto é resultado de um pedido de 2022, “mas já fizemos um novo pedido por concurso no ano passado”, ressalta. 
 

Lotação inicial

Bárbara, por sua vez, explicou que todos os aprovados serão lotados em Brasília em trabalho presencial e, após o período de um ano, os servidores poderão solicitar teletrabalho, o que possibilita o acompanhamento do trabalho pelas suas entregas e produtividade, podendo ainda adotar regime de trabalho híbrido, ou até teletrabalho integral, a depender da natureza de suas atividades e do desempenho e do compromisso demonstrados.
 
O processo de mobilidade do BC permite aos servidores da casa pleitearem mudanças de departamento e/ou de praça de exercício, respeitadas, em primazia, as necessidades da administração, mas Bárbara afirmou que “é importante lembrar que o banco está fazendo o concurso para duas áreas específicas porque a gente precisa de pessoas para trabalharem com esses dois assuntos: TI e Economia e Finanças”. 
 

Mais informações 

O BC tem sede em Brasília e possui representações em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.
 
Informações sobre o concurso atual do Banco Central e sobre os certames anteriores podem ser acessadas no link.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »