MENU

29/02/2024 às 18h50min - Atualizada em 29/02/2024 às 18h50min

Médias e grandes indústrias avaliam que nível de atividade da Construção Civil aumentou em janeiro

Sondagem realizada mensalmente pela FIEMA e CNI abrange empresas do setor em todo o Maranhão

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – O nível de atividade da construção subiu 4,5 pontos de dezembro para janeiro, levando o indicador a registrar 51,6 pontos. O resultado foi motivado pela avaliação empresarial das indústrias de médio e grande porte, que elevaram o indicador em 5,1 pontos, tirando-o da faixa negativa em que se encontrava desde dezembro de 2022. O resultado foi divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), na Sondagem da Construção do Maranhão.

Em relação ao número de empregados, a pesquisa aponta que houve crescimento de 5,0 pontos, o que posicionou novamente o indicador na zona de otimismo, com 50 pontos. A melhora da percepção empresarial sobre a atividade da construção em empresas de pequeno porte contribuiu para a alta do indicador. “Ainda é pouco, mas é o terceiro avanço positivo do indicador”, avalia o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Braga Polary.

Segundo o economista, também houve alta na avaliação sobre a utilização da capacidade operacional (%) das empresas em janeiro. A alta de 7,0 pontos levou o indicador a alcançar 73 pontos, sendo este considerado o melhor resultado desde julho de 2023, quando o registro foi de 80 pontos. “Este resultado, somado ao do indicador do número de empregados, sinaliza o ímpeto de confiança presente no atual momento na atividade da construção”, disse o coordenador da FIEMA.

Para os próximos seis meses, apesar da oscilação para baixo na passagem do mês, todos os indicadores permanecem na zona de otimismo, com destaque para uma melhor avaliação no que se refere à compra de insumos e matérias-primas que alcançaram os 59,4 pontos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »