MENU

29/02/2024 às 18h52min - Atualizada em 29/02/2024 às 18h52min

“Paixão pelo que faço”

Cinco décadas de SESI, a trajetória de Nelson Bandeira

Raimundo Primeiro
Foto: Divulgação
 
“A Instituição já preparou muitos de nossos filhos, imperatrizenses e/ou não, 
profissionais/doutores, em diversas áreas, atuando aqui e em outras cidades”

Duplo aniversário, nesta sexta-feira, 1º de março/2024, Nelson Martins Bandeira Neto celebra 50 anos que trabalha no Serviço Social da Indústria (SESI), data alusiva, também, ao quinquagésimo ano de vida do órgão na cidade. Data de fundação do SESI Nacional: 1º de junho de 1946, buscando promover o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do setor industrial, de sua família e das comunidades nas quais vivem.

Nelson, como é mais conhecido, ingressou no SESI por meio de um Seletivo, em 1º de março de 1974, coincidentemente, uma sexta-feira, há cinco décadas, realizado pelo Diretório Nacional do SESI (DN). Em 1º de setembro de 1978, passou a trabalhar na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a qual o SESI era subordinado.

 

SUPERVISÃO

De 1974 a 1978, quando o SESI era administrado pela Confederação Nacional da Indústria (RJ), Nelson Bandeira foi designado para fazer a supervisão mensal nas unidades do SESI de Marabá e Altamira (PA), no que concernia à parte administrativa. Jovem, determinado, vislumbrou diversas possibilidades no âmbito profissional. Entrou com garra, exercendo, com afinco, as suas atividades profissionais. Fez de tudo um pouco. Trabalhou na Controladoria e na Secretaria Administrativa, atualmente, Recursos Humanos (RH). Segundo ele, o ambiente de trabalho proporcionado pelo órgão é “excelente”, frisando que todos os benefícios oferecidos pelo SESI resultaram em tão sólida e “gratificante” trajetória. Uma duradoura jornada.
 

GRATIDÃO

Sobre sua trajetória no SESI, Nelson ressalta: “Sou imensamente bem-agradecido a todos que participaram e participam no meu âmbito de trabalho e profissional. Só me tornaram mais fortalecido. Com agradecimento especial para todos os dirigentes e companheiros do SESI, que sempre estreitaram suas amizades para comigo”.

De acordo com Nelson Bandeira, sob a administração da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o SESI promoveu a implantação da Educação Infantil e Fundamental, “sem pretextos financeiros”, sendo seu carro-chefe. E com enorme êxito.

 

BANDA

Por outro lado, Nelson Bandeira lembra que, extensivo as atividades esportivas, lazer, culturais e artísticas, o SESI criou a primeira Banda Musical, sob o comando do professor Moisés da Providência. “Dentre outras atividades inerentes aos resultados do trabalho por mim exercido”, complementa.

Ao ser transferido para São Luís, em 1978, Nelson Bandeira impulsionou a sua ascensão profissional, exercendo vários cargos de confiança, chegando, inclusive, a Superintendência, em caráter provisório, morando por 17 anos na capital do Estado. 

 

CASA

O grande marco de sua inspiradora carreira, foi a construção do prédio da Casa da Indústria Albano Franco, em São Luís, iniciativa da FIEMA, onde foi secretário da Comissão de Licitação. 

Em razão do agravamento do quadro de saúde de sua mãe, Nelson Bandeira retornou a Imperatriz, agora, na condição de responsável pelo Patrimônio, Serviços Gerais, Vigilância e Almoxarifado do SESI.

 

COLETIVO

Na manhã de quinta-feira (29/02), Nelson Bandeira ratificou a reportagem de O PROGRESSO que “ninguém constrói nada sozinho. Estamos juntos, nessa jornada, crescendo profissional e pessoalmente”. 

A inovação é um dos fatores, segundo ele, que o identificam com o SESI. “Sou apaixonado pelo que faço, sobretudo, onde trabalho; isso me motiva, me faz querer continuar, sempre acompanhando o crescimento do órgão e, claro, de nossa cidade”, afirma.

 

EDUCAÇÃO

Nelson Bandeira assinala que, sob a jurisdição da FIEMA, o SESI tem desenvolvido uma ação de grandeza nas áreas da educação, da saúde, da segurança, do trabalho, dos esportes e do lazer, além da tecnologia, lembrando, por exemplo, sobre as competições de Robótica, realizadas em todo o Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »