MENU

28/02/2024 às 17h23min - Atualizada em 28/02/2024 às 17h30min

URE Imperatriz realiza Formação Inicial para Centros Educa Mais em Expansão 2024

Aparecida Marconcini
A Formação Inicial 2024 acontece no auditório do CEM Tancredo de Almeida Neves - Fotos: Aparecida Marconcini
 
Na semana de 26/02 a 01/03/2024 está acontecendo a Formação Inicial dos Centros Educa Mais em Expansão 2024 na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), que foi contemplada com 3 novos Centros Educa Mais: CEM Caminho do Futuro (Vila Nova, Imperatriz-MA), CEM Mourão Rangel (Centro, Imperatriz-MA) e CEM Rio Amazonas (João Lisboa-MA). A Semana de imersão e de aprofundamento nos princípios e premissas do Modelo Integral é realizada em uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral (SAEPI) e Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI). 

A Formação Inicial 2024 das Equipes Escolares dos Centros Educa Mais, que tem o objetivo de apresentar as Bases Pedagógicas e de Gestão, as Metodologias de Êxito e Plano de Ação da SEDUC/SUPCETI, está acontecendo no Auditório do Centro Educa Mais Tancredo de Almeida Neves (Vila Redenção I, Imperatriz-MA)/URE-Imperatriz, das 8h às 17h, contemplando todo o trio gestor escolar (gestor geral, gestor pedagógico e gestor administrativo financeiro), além de professores que aderiram à proposta Integral dos Centros Educa Mais. A URE-Açailândia também participa desta formação, com a equipe do CEM Josué Montello, do município de Vila Nova dos Martírios-MA. 

A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, destacou a importância da expansão das escolas em Tempo Integral para a Educação do Maranhão: “A URE-Imperatriz já contava com duas escolas integrais, o CEM Nascimento de Morais e o CEM Tancredo de Almeida Neves. E para o ano de 2024, estão sendo implantadas mais três, que são o CEM Caminho do Futuro e CEM Mourão Rangel, em Imperatriz, e o CEM Rio Amazonas, no município de João Lisboa, totalizando cinco Centros Educa Mais em nossa Regional de Educação. Com base nos indicadores, nas avaliações em larga escola, realizadas pelo Governo Federal, os Centros Educa Mais demonstraram excelentes resultados, por isso que o Governador do Maranhão, Carlos Brandão, tem uma grande preocupação em fazer a expansão das escolas em Tempo Integral”. 

Para a Diretora Regional de Educação de Imperatriz, professora Suely Leal Silva, que é a responsável pelo acompanhamento das ações nas Escolas em Tempo Integral, a máxima que define as práticas dos Centros Educa Mais, a Escola da Escolha, é o trabalho em equipe, unindo várias formas de pensar em um só objetivo: “A partir desse momento, os Centros Educa Mais neste processo de expansão irão fortalecer cada vez mais a aprendizagem dos nosso estudantes”. 

A técnica focal responsável na URE-Imperatriz pelos Centros Educa Mais, a professora e supervisora escolar, Maria do Socorro de Souza Araújo, relatou que a Formação Inicial é uma semana de muita aprendizagem, com troca de saberes/experiências e que os formadores são gestores e professores que vivenciam diariamente o Modelo de Ensino em Tempo Integral, com depoimentos também de jovens protagonistas: “Nossos professores e gestores sairão mais fortalecidos e imbuídos de saberes, práticas pedagógicas e de gestão para iniciar com êxito o ano letivo de 2024 nos Centros Educa Mais”, finalizou a técnica focal.

No Maranhão, com a expansão dos Centros Educa Mais 2024, a Rede Estadual de Ensino contará com 83 novas escolas em Tempo Integral, elevando o total para 192 unidades, contemplando 22 municípios do Estado. Essa expansão ganhou forças com a Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, do Governo Federal (Programa Escola em Tempo Integral) e com o Plano Maranhão 2025, do Governo do Maranhão (Programa de Fortalecimento da Educação Integral no Estado).

O QUE É O EDUCA MAIS?
É um modelo de escola pública que visa o desenvolvimento dos estudantes em todas as dimensões (intelectual, social, cultural, física e emocional), para a formação plena, por meio de ações integradas e em tempo integral, envolvendo a família, professores, gestores e toda a comunidade escolar. Este modelo tem como base o diálogo permanente entre estudantes e professores, a fim de desenvolverem juntos as competências e habilidades necessárias para o exercício da cidadania e o protagonismo, fortalecendo a construção de projetos de vida.

QUAL DIFERENCIAL DA ESCOLA DA ESCOLHA?
O diferencial dos Centros Educa Mais (Escola da Escolha) é que a implantação acontece a partir de um Modelo Pedagógico e de Gestão, conhecido como Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), que centraliza a Educação no Projeto de Vida dos estudantes, por três eixos: Formação Acadêmica de Qualidade, Formação para a Vida e Formação para as Competências do Século XXI.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »