MENU

24/02/2024 às 14h31min - Atualizada em 24/02/2024 às 14h31min

População do município de Colinas recebe profissionais do SESI Itinerante

Os profissionais da entidade estão na cidade participando da Caravana Fome e Sede de Justiça promovida pela FECMA.

Leny Alves de Souza
Imprensa FIEMA
A equipe do SESI-MA e SENAI-MA entregaram sopa e pão para a comunidade - Foto: Divulgação/Imprensa FIEMA

Colinas - Mesmo com a chuva a população de Colinas esteve presente nos atendimentos do SESI Itinerante em Colinas. A lavradora, Marsonia Oliveira Silva, veio até a unidade oftalmológica da entidade em busca de qualidade de vida. “Já faz um tempo que não consigo ler direito e isso tem atrapalhado minha rotina na igreja e no dia a dia. Conversando com o médico, ele me explicou direitinho o que eu tenho e quais os procedimentos preciso fazer”, afirmou. Os profissionais estão realizando diversos serviços de saúde gratuitos durante a Caravana Fome e Sede de Justiça, promovida pela Federação das Entidades Cristãs do Maranhão (FECMA), no município de Colinas, de 23 a 24 de fevereiro, na Beira Rio.

O intuito é levar solidariedade, saúde e serviços sociais que muitos não possuem acesso, seja pela escassez ou condição financeira. Como é o caso da lavradora, Elizabeth Assunção Leite, que não possui convênio médico e nem dinheiro para pagar consulta particular. “Consegui fazer o exame do coração que aqui na nossa cidade é bem caro. Aproveitei e fiz exames de sangue e mamografia que estava precisando bastante. Agradeço e espero que possam estar aqui no próximo ano”, afirmou.

A coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), Ana Carolina Bandeira, destacou que o SESI Itinerante é uma iniciativa de cooperação social, promovido pelas indústrias. “Nosso objetivo é promover cidadania levando o direito à saúde para quem tanto necessita. O SESI Itinerante é o retorno, a devolutiva do investimento do sistema indústria em ações para garantir a saúde das comunidades”, enfatizou.

São mais de 50 profissionais capacitados da equipe do SESI participando da ação, junto com sete unidades móveis e estrutura completa para um atendimento humanizado e eficiente. Além dos serviços médicos também são oferecidas oficinas de alimentação saudável para público.

O Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) também está participando do evento com oficinas de panificação para a comunidade.

O evento conta com o apoio da senadora Eliziane Gama, que ressaltou a importância da parceria com o SESI-MA na missão de levar esses serviços para quem tanto necessita. “Mais uma vez o SESI é um parceiro fundamental para que este projeto aconteça. Um trabalho gratificante para as pessoas mais vulneráveis. Parabéns ao SESI e a todos que fazem está extraordinária ação”, destacou.

A prefeita de Colinas, Valmira Miranda, esteve presente com o vice-prefeito João Haroldo, vereadores e secretários municipais. “Estou aqui com muita alegria e gratidão por esse trabalho incrível desta ação. Obrigado ao SESI por se juntar a essa ação aqui na nossa cidade”, declarou.

O presidente da FECMA, pastor Edson Lins, falou sobre o papel do SESI-MA no projeto que roda o estado com atendimentos aos mais vulneráveis. “É uma grande satisfação ter o SESI somando conosco de forma tão especial. Outras ações virão e espero contar com essa grade equipe do SESI novamente”, disse.

A Caravana Fome e Sede de Justiça segue até este sábado (24), das 07h às 17h, na Beira Rio, na Avenida Carlos Orleans, oferecendo atendimentos de mamografia; ultrassonografias; preventivos; assistência social, psicológica e nutricional, vacinação; orientação jurídica; orientações jurídicas; exame de paternidade; orientação sobre registros de imóveis, além de emissão de documentos pessoais. A Caravana conta com parceiros como o Governo do Estado, Tribunal de Justiça do Maranhão, Defensoria Pública, Viva/Procon, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Equatorial entre outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »