MENU

23/02/2024 às 17h25min - Atualizada em 23/02/2024 às 17h30min

Rumo aos 200 mil: 2º Turno é desafio para as próximas eleições

Da Redação
Campanha ganha as ruas: prazo final para novos eleitores se alistarem à Justiça Eleitoral é 8 de maio - Foto: Divulgação
 
A proposta para Imperatriz chegar aos 200 mil eleitores vem recebendo apoios e crescendo a cada dia. Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Diocese de Imperatriz, Igrejas evangélicas, SinRrural, Associação Comercial, Defensoria Pública, Gerência Regional de Educação, Associações de Bairros e líderes comunitários estão engajados junto à Justiça Eleitoral para colocar a Terra do Frei no grupo das cidades que terão 2º Turno nas eleições de 2024.

Pelos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente 99 cidades terão dois turnos. Magé no Rio de Janeiro desponta como a centésima, porque seus últimos números apontavam para menos de mil eleitores para atingir a quantidade necessária. Aqui, entre nós, se atingido o objetivo, Imperatriz poderá ser a 101ª a atingir os 200 mil eleitores. Seria a primeira vez que as eleições no Brasil teriam mais de 100 cidades habilitadas a realizar o 2º Turno.

Nessa semana que se encerra, um mutirão de captação de novos eleitores envolveu comunidades da Zona Rural. Nos dias, 19 e 20, Petrolina e dias 21 e 22 e Coquelândia. Inciado ontem, o engajamento continua por todo o dia de hoje no Olho D’Água dos Martins, com a chegada do cartório eleitoral no Povoado Lagoa Verde. 

Em Imperatriz, na sexta-feira, entrou em ação mais um posto de atendimento na sede do Projeto Alvorada, no bairro Vila Redenção I e desde o dia 19 que equipes instalam o chamado kit eleitoral que facilita a vida dos eleitores em escolas particulares. Colégio Metropolitano Aliança e a Escola SESI, ambas no Mercadinho e o Colégio Dom Bosco, no Centro receberam os serviços da Justiça Eleitoral. 

A partir de segunda feira, 26, mais três postos fixos serão instalados na sede da Associação Comercial, na sede da Defensoria Pública e no Comercial GV, no Calçadão. Ao acompanhar os trabalhos na Zona Rural, o diretor do Fórum Eleitoral, Delvan Tavares, que é também titular da 33ª Zona Eleitoral, destacou a importância dessa ação que busca aumentar a população eleitoral do município. “O segundo turno é uma oportunidade para o eleitor sacramentar sua escolha”.

O mesmo raciocínio é acompanhado pelo titular da 65ª Zona eleitoral, Adolfo Pires da Fonseca, ao destacar que Imperatriz sempre tem disputas acirradas pelo grande número de candidatos e tudo indica, nesse ano não será diferente, com um número, ao que tudo indica, acima de 10 candidatos.

“Então, um segundo turno, quando apenas dois candidatos estarão na disputa, significa que os planos de governo de cada candidato serão explicitados de melhor forma e o eleitor terá a oportunidade de uma definição mais objetiva, mantendo seu voto do primeiro turno ou fazendo uma nova escolha”, finalizou.

Vale lembrar que o prazo final para novos eleitores se apresentarem à Justiça Eleitoral é 8 de maio e que menores que completam 16 anos até o dia 6 de outubro, dias das eleições, podem fazer o título eleitoral. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »