MENU

21/02/2024 às 17h01min - Atualizada em 21/02/2024 às 17h15min

Unicef escolhe o Maranhão para qualificação profissional de jovens

Ao lado do Amazonas, Maranhão é um dos estados prioritários do Unicef na execução de projetos na área de Inovação voltados para benefício de jovens e adolescentes por meio da educação e da qualificação profissional.

SECOM Maranhão
Foto: Brunno Carvalho
 
O Governo do Maranhão e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se reuniram nesta terça-feira (20) para tratar de parcerias de qualificação profissional de jovens maranhenses. O governador Carlos Brandão recebeu Youssouf Abdel-Jelil, representante da Unicef no Brasil, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís.

Este foi o primeiro encontro do novo representante do Unicef no Brasil com o governador Carlos Brandão. Youssouf Abdel-Jelil assumiu o cargo em janeiro deste ano e o Maranhão, ao lado do Amazonas, é um dos estados prioritários do Unicef na execução de projetos na área de Inovação voltados para benefício de jovens e adolescentes por meio da educação e da qualificação profissional.

“Esta foi uma importante reunião entre o Governo do Maranhão e o Unicef para que a gente possa firmar uma parceria para a qualificação profissional dos nossos jovens. Essa parceria se dará por meio dos Iemas e dos Centros Educa Mais. Com isso vamos preparar os jovens para o futuro, garantindo que eles possam entrar no mercado de trabalho”, assinalou o governador Carlos Brandão.

Já o representante do Unicef, Youssouf Abdel-Jelil, afirmou que o encontro foi muito produtivo. “A gente falou sobre uma iniciativa para a transição inclusiva da aprendizagem para o acesso ao emprego por jovens e adolescentes. Nós temos uma prioridade para a educação das meninas e também para inovação. E os institutos de ensino técnico do Maranhão são uma boa porta de acesso dos jovens a estas ações”, disse.

A diretora-geral dos Iemas (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), Cricielle Muniz, ressaltou que o Unicef já é parceiro do Iema em outros projetos e que a nova parceria vai fortalecer os trabalhos. “O Unicef já é parceiro dos Iemas. Já temos um plano de trabalho em construção para que a gente possa ampliar os indicadores estaduais de educação. Também já temos vários programas e projetos para a participação de meninas nas ciências e nos games. Agora, vamos consolidar esse protocolo de interesse mútuo”, comentou.

Youssouf Abdel-Jelil esteve acompanhado da equipe que integra o escritório do Unicef no Maranhão, que é chefiado por Ofélia Silva. Ela informou que o Maranhão está entre os dois estados prioritários de atuação do órgão internacional no Brasil. 

“Neste encontro nós acordamos o desenvolvimento de uma iniciativa inovadora que o Unicef está trazendo para o Brasil e que será executado de forma prioritária no Maranhão e no Amazonas. Uma dessas ações dá continuidade ao nosso programa na área de Educação e Tecnologia que atende a jovens de diversas regiões do estado”, disse Ofélia Silva.

Os secretários de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; da Mulher, Antonieta Lago; de Direitos Humanos e Participação Popular, Lilia Raquel; a secretária-adjunta de Acompanhamento das Ações Governamentais Prioritárias da Secretaria Geral da Governadoria, Fabiana Terra; e o secretário-adjunto de Educação Profissional e Integral do Maranhão, Delmar Matias, acompanharam o governador Carlos Brandão.

Da equipe do Unicef, também acompanharam Youssouf Abdel-Jelil a chefe de Comunicação do órgão no Brasil, Sonia Yeo; a assistente de Projetos, Claudia Porto; a especialista em 1ª Infância, Anelise de Souza Timm; a especialista em Educação e Proteção de Crianças e Adolescentes Contra a Violência, Lissandra Leite; e a coordenadora do Território Amazônico da Unicef, Judith Leveillee.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »