MENU

17/02/2024 às 15h08min - Atualizada em 17/02/2024 às 15h08min

Quatro Josés e um João

A saga de José Inocêncio e seus filhos José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro pode ser conferida no remake de “Renascer”

Da Redação
GB Edições
Depois de interpretar o José Leôncio no remake de “Pantanal”, agora Marcos Palmeira brilha como José Inocêncio na fase atual da nova versão de “Renascer”. Na versão de 1993, o ator interpretou João Pedro, filho de José Inocêncio / Fábio Rocha-RG
  
Desde a última segunda-feira, “Renascer” entrou em sua segunda fase. Mais de três décadas se passaram desde que o jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) fincou seu facão aos pés do Jequitibá Rei.  Ao longo do tempo, José Inocêncio agora interpretado por Marcos Palmeira prosperou nos negócios, mas estagnou na sua vida pessoal. Desde a morte de Santinha (Duda Santos) após dar à luz João Pedro (Juan Paiva), ele se fechou para a vida e há muito tempo desconhece a alegria de viver.

Na fazenda, Zé Inocêncio se ocupa com o trabalho nas roças e o investimento no sistema de agrofloresta para a produção de um cultivo de cacau sustentável. Mas tudo muda quando o filho mais novo, João Pedro, conhece a jovem Mariana (Theresa Fonseca), recém-chegada na casa de Jacutinga (Juliana Paes). O encantamento é imediato e o rapaz decide levá-la para a fazenda Jequitibá-Rei sem imaginar que Mariana é a neta de Belarmino (Antonio Calloni), antigo desafeto de seu “painho”, e de Nena (Quitéria Kelly), que a criou com base no ódio que acumulou ao longo dos anos por ter perdido as terras da família para José Inocêncio.

Mariana, que estava em busca de trabalho, aceita o convite do rapaz quando ele a oferece um emprego. Com a permissão da cafetina, os dois partem para a fazenda Jequitibá Rei. A chegada de Mariana à fazenda dá início a mais um conflito entre pai e filho, que se apaixonam pela mesma mulher.  

O fazendeiro recrimina a atitude do filho de levar uma desconhecida para a casa e os dois discutem mais uma vez. E José Inocêncio tenta disfarçar a surpresa com a beleza de Mariana.

O trauma causado pela morte de Maria Santa anos atrás ainda é latente e intenso para o fazendeiro assim como a ideia fixa de atribuir ao filho caçula a perda de seu grande amor. A despeito disso, João Pedro sente enorme orgulho do pai. Vive para agradá-lo e ter ao menos qualquer chance de atenção. Seu único desejo é ter o amor paterno. Crescer com a sombra (e porque não com a dúvida) de ser o causador da maior tristeza que o pai teve na vida não foi fácil.

Apesar de tanto sofrimento, João Pedro encontrou acolhimento em sua relação com Zinha (Samantha Jones) que é como uma irmã para ele. Se para João Pedro foram negadas as chances de se tornar alguém na vida, o jovem não desperdiçou seu talento ao canalizar suas energias na produção do cacau. É um conhecedor daquelas terras e herdou o talento do pai com o manejo do fruto, algo que faz de forma muito competente - talvez a única conexão entre pai e filho. José Inocêncio e João Pedro carregam mágoas e feridas que nunca cicatrizaram.

Dos quatro filhos de José Inocêncio: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro, o caçula é o único que nunca saiu da fazenda nem tem formação profissional. Os demais foram estudar na capital ainda jovens e repletos de oportunidades se formaram “doutores” à custa do dinheiro do pai, que desde sempre arcou com todas as despesas. Zé Augusto é médico; Zé Bento, advogado; e Zé Venâncio, publicitário.

Depois de interpretar outro José, o José Leôncio no remake de “Pantanal”, agora Marcos Palmeira brilha como José Inocêncio na fase atual da nova versão de “Renascer”. Vale lembrar que na versão de 1993, o ator interpretou João Pedro, filho de José Inocêncio. Carioca, o ator nasceu Marcos Palmeira de Paula, mas é conhecido no meio artístico apenas como Marcos Palmeira. Aos 60 anos, coleciona vários sucessos em sua carreira. Consciente na preservação do meio-ambiente, Palmeira tem uma fazenda na qual produz alimentos orgânicos, na região serrana do Rio de Janeiro. Desde 2008 apresenta na TV Cultura um programa semanal chamado “A’Uwe”, que vai ao ar aos domingos e é o único espaço da televisão brasileira 100% dedicado aos povos originários.

Juan Paiva, nascido e criado no Vidigal, Rio de Janeiro, iniciou sua carreira artística aos 8 anos no projeto “Nós do Morro”. Aos 10, estreou no filme "5x Favela". Em 2015, entrou para a Rede Globo na novela "Totalmente Demais" em seguida destacou-se em "Malhação: Viva a Diferença". No cinema, atuou em filmes como "Correndo Atrás" e "Sem Seu Sangue". Foi protagonista de "Um Lugar ao Sol", recebendo o Prêmio APCA de Melhor Ator. Em 2022, participou do "The Masked Singer Brasil" e foi escolhido como protagonista na cinebiografia "Nosso Sonho" sobre Claudinho e Buchecha. Sua versatilidade continua a deixar marca nas artes cênicas brasileiras e agora deve chegar ao auge de sua carreira interpretando João Pedro, o filho rejeitado de Zé Inocêncio em “Renascer”.

Rodrigo Simas é filho do capoeirista Beto Simas com a produtora Ana Sang e é irmão dos também atores, Bruno Gissoni e Filipe Simas. Viveu algum tempo em Los Angeles, nos Estados Unidos. Aos 15 anos entrou para o teatro, sua estreia na televisão se deu em 2009, interpretando o personagem Junior, em “Poder Paralelo”, uma novela da Record. Em 2011 foi contratado pela Globo, e estreou na emissora dos Marinho no papel do jovem Leandro em “Fina Estampa”. Desde então, atuou em várias produções da casa. Agora em “Renascer”, ele vive o publicitário Zé Venâncio.

Agora brilhando como o Zé Bento, o filho advogado de Zé Inocêncio, Marcello Melo Jr. tem uma rica trajetória artística desde a infância. Filho do renomado ator e cantor Marcelo Melo e primo de Taís Araújo, ele iniciou sua carreira em 1998 no "Grupo Nós do Morro". Além de atuar, é um dos principais vocais da banda "Melanina Carioca". Destacou-se em filmes como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite". Na TV, participou de séries como "A Lei e o Crime" e novelas como "Malhação" e "Em Família".

Já Renan Monteiro interpreta Zé Augusto, o filho Médico de Zé Inocêncio. Renan já trabalhou em outras novelas da emissora, como em “Caminho das Índias”, “A Regra do Jogo”, “Novo Mundo” e “Nos Tempos do Imperador”, na qual interpretou Machado de Assis. O ator também já fez parte do elenco da última temporada da série “Reis”, exibida pela Record. Seu papel no remake de “Renascer” está sendo o de maior destaque até então.

Ainda com poucas semanas desde sua estreia, “Renascer”, originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e agora atualizada por seu neto, Bruno Luperi, promete ser um dos grandes sucessos de 2024. É assistir para conferir!


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »