MENU

15/02/2024 às 17h51min - Atualizada em 15/02/2024 às 18h00min

Sobe Índice de Confiança do Empresário Industrial

De acordo com a FIEMA, esse resultado é o melhor em um ano e quatro meses

Imprensa/FIEMA
ICEI-MA é uma pesquisa do setor industrial elaborada mensalmente pela FIEMA em parceria com a CNI - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – A confiança do empresário da indústria do Maranhão registrou 60,5 pontos em janeiro, quando comparado ao último mês de 2023. O aumento de 5,7 pontos é o melhor alcançado nos últimos 16 meses. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o estudo, parte do resultado de janeiro é explicado pelo aumento de 6,0 pontos na confiança das indústrias de pequeno porte, enquanto os empresários das indústrias de médio e grande porte apresentaram 5,5 pontos de aumento em sua confiança.

“A melhora do indicador está relacionada à percepção positiva do empresário maranhense ao avaliar a evolução do consumo das famílias com impactos diretos sobre a cadeia produtiva da indústria”, afirma o economista José Henrique Braga Polary, coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA. Ressalta-se a alta de 2,1 e 2,2 pontos apresentada no índice do Nordeste e do Brasil, respectivamente, em magnitude menor que a observada no Maranhão.

Quanto à confiança empresarial conforme o setor econômico, o ICEI revelou que a indústria de transformação e extrativa apresentou forte alta de 7,7 pontos, levando o indicador a registrar 57,3 pontos. O resultado foi consequência, sobretudo, das expectativas relacionadas à percepção empresarial positiva sobre a economia brasileira.
“Parte dessa confiança está na agenda política deste ano, que traz a Reforma Tributária com dispositivos que podem possibilitar melhoras para o ambiente produtivo da indústria nacional”, reforça Polary.

CONSTRUÇÃO EM ALTA – Em relação à construção civil, o setor apresentou alta de 0,9 ponto em janeiro, maior resultado observado desde outubro de 2022 no Maranhão, alcançando 64,5 pontos. Conforme aponta o ICEI, a avaliação positiva foi embasada na perspectiva de aumento da demanda relacionada a obras públicas neste 1º semestre de 2024.

No que se refere às condições atuais, que estão relacionadas à avaliação sobre a economia brasileira, o Estado e a empresa, o indicador registrou 53,8 pontos ao subir 3,7 pontos. O resultado foi impactado positivamente pela avaliação do empresário sobre sua empresa, que subiu 2,9 pontos e registrou 56,4 pontos.

Dentro das condições, a avaliação sobre o Estado subiu 6,3 pontos e sobre a economia brasileira subiu 5,3 pontos, embora, ambos estejam posicionados abaixo do grau de satisfação da pesquisa, com 49,3 pontos e 48,5 pontos, respectivamente.

A pesquisa da FIEMA também mediu as expectativas dos empresários maranhenses para os próximos seis meses, cuja confiança subiu 6,6 pontos e registrou 63,8 pontos. Contribuiu para este resultado, a melhoria (alta de 10,4 pontos) da avaliação da economia brasileira e do Estado, por parte das empresas de pequeno porte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »