MENU

15/02/2024 às 17h29min - Atualizada em 15/02/2024 às 17h45min

Inscrições abertas para o Programa Cursinho Popular da UEMASUL

O público-alvo são pessoas de baixa renda que concluíram ou são estudantes do 3º ano de escolas públicas e/ou bolsistas de escolas privadas

Giuliana Piancó
ASCOM/UEMASUL
Fotos: ASCOM/UEMASUL
 
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) está com inscrições abertas até 21 de fevereiro para o Programa Cursinho Popular, uma iniciativa que tem por finalidade promover o desenvolvimento inclusivo, possibilitando o acesso de jovens e adultos em situações de vulnerabilidade social à educação superior.

 Para o ano de 2024, o Edital nº 02/2024 disponibiliza 150 vagas, sendo 50 para o campus Açailândia e 100 para o campus Imperatriz. Com o intuito de contribuir para a formação crítica dos participantes, o programa disponibiliza conteúdos e conhecimentos necessários para os vestibulares: Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior da UEMA e UEMASUL (PAES), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares.

O pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro, explica que uma das evidências de grande vulnerabilidade financeira da região é que muitos não conseguem arcar com os custos de um curso pré-vestibular. “Com essa consciência, a UEMASUL oportuniza à comunidade o Cursinho Popular, que se estabelece, antes de tudo, como um modo de acessar o tão sonhado ensino superior, especialmente na universidade pública. Propõe-se um ensino gratuito e de qualidade, na expectativa de que nossos cursistas possam ocupar seu lugar de direito nos espaços de produção de conhecimento e de formação profissional, que possam ser universitários. ”

Os requisitos básicos para concorrer a uma vaga no Cursinho Popular da UEMASUL incluem ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3° ano em escolas da rede pública, ou ser bolsista integral vinculado às escolas particulares. Além disso, é necessário atender aos critérios da avaliação socioeconômica, priorizando segmentos sociais de baixa renda conforme os documentos preenchidos e enviados, e ter disponibilidade para dedicar 18 horas semanais para participar das aulas.

 As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados das 14h às 17h, de 18 de março a 22 de novembro de 2024. Para efetivar a inscrição, os candidatos devem preencher e enviar a ficha disponível em edital, anexando os documentos exigidos, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, declaração escolar, e outros documentos conforme especificado em edital. Mais informações em uemasul.edu.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »