MENU

10/02/2024 às 16h24min - Atualizada em 10/02/2024 às 16h24min

Ecad notifica órgãos públicos do Maranhão por não pagamento de direitos autorais

Luciana Dantas
Imprensa/ECAD
Imagem: Divulgação

   
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) notificou a prefeitura de São Luís e o Governo do estado do Maranhão pelo não pagamento de direitos autorais por eventos programados para o carnaval. A ação acontece após o Ecad também acionar a Prefeitura do Recife pelo mesmo motivo.

A notificação extrajudicial solicita o devido pagamento dos direitos autorais, além da entrega dos documentos necessários para a elaboração do cálculo dos valores para que seja possível a devida remuneração de compositores que tiverem suas músicas tocadas nos eventos. O recolhimento de direitos autorais tem o objetivo de remunerar os autores e não tem relação com o pagamento de cachês pelas apresentações.
Para que os cálculos do valor do direito autoral sejam feitos, é obrigatório que essas prefeituras enviem ao Ecad os custos de som, montagem de palcos, cachês de artistas e demais gastos que serão efetuados com os eventos carnavalescos.

A obrigatoriedade do licenciamento musical prévio é uma determinação da legislação brasileira por meio da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), que estipula, inclusive, que não é necessário que um evento tenha finalidade de lucro para que os seus responsáveis e organizadores tenham que efetuar o pagamento dos direitos autorais pelas músicas tocadas.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »