MENU

09/02/2024 às 18h45min - Atualizada em 09/02/2024 às 19h00min

Presidente do Sindvest e diretora da FIEMA fortalece setor têxtil em visita à Região Tocantina

Ana Rute Nunes realizou reuniões estratégicas com empresários e destacou a participação na Febratex, maior feira têxtil das Américas

Dilmara Tavares
Coordenadoria de Comunicação e Eventos
Foto: Divulgação
 
A presidente do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (Sindvest) e diretora da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Ana Rute Nunes, cumpriu agenda na Região Tocantina com o objetivo fortalecer o setor têxtil, promovendo parcerias e identificando oportunidades para o crescimento da indústria local.

O Maranhão desponta com presença significativa no setor, com indústrias têxteis localizadas em diferentes regiões do estado. Em Imperatriz, a presidente do Sindvest visitou algumas destas indústrias, incluindo Lavest, Di Farda, Polo Malharia, Visual Art’s, Lana Malharia e MC Malharia. Em Açailândia, a líder sindical se reuniu com empresários e realizou visitas estratégicas às fábricas da região, buscando compreender melhor as demandas e os desafios enfrentados pelos empreendedores daquele do Sul do Estado.

O encontro com o empresariado nos dois municípios contou com a participação de representantes do Sistema S (SESI, SENAI, IEL e Federação), além do SEBRAE, e oportunizou a discussão de diversas questões pertinentes ao setor, com ênfase na capacitação da mão de obra e na consultoria especializada em maquinário. Também foi ressaltada a importância da participação ativa dos empresários maranhenses na Febratex, considerada a maior feira têxtil das Américas, que acontecerá em agosto deste ano, em Santa Catarina.

“A colaboração entre os diversos atores do vestuário é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da indústria têxtil em nosso estado. Estamos comprometidos em oferecer suporte e oportunidades para que nossos empresários possam competir em nível nacional e internacional”, destacou Ana Rute.

Durante a reunião, os representantes do Sistema S se colocaram à disposição para oferecer soluções e apoio técnico aos empresários, visando atender as demandas identificadas e promover a inovação e a competitividade do setor têxtil maranhense.

Ana Rute Nunes encerrou sua visita à Região Tocantina reafirmando o compromisso do Sindvest e do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, em trabalhar em prol do fortalecimento da indústria do vestuário, promovendo o crescimento econômico e a geração de empregos no estado do Maranhão. Ela destacou que o Brasil, como um dos principais players globais no setor têxtil, desempenha um papel significativo na economia mundial. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área emprega diretamente, no país, mais de 1,5 milhão de trabalhadores e representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

“Para a nossa região, é fundamental contar com a presença e o apoio do sindicato, especialmente quando se trata das indústrias têxteis em uma cidade tão importante quanto Imperatriz, a segunda maior do estado. Aqui, temos um cenário de empresas robustas e significativas, e a visita da entidade que nos representa tem um impacto positivo inegável. Para nós, da Malharia MC, essa proximidade é crucial para melhorarmos ainda mais”, destaca o empresário da Malharia MC, Guilherme Santos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »