MENU

08/02/2024 às 16h20min - Atualizada em 08/02/2024 às 16h30min

Governo realiza um dos maiores atos de promoção de militares, com cerca de 900 progressões, e anuncia mais convocações para a segurança

SECOM Maranhão
Foto: Divulgação
 
O Governo do Maranhão concedeu promoções para 750 praças e 90 oficiais da Polícia Militar, além de 33 membros do Corpo de Bombeiros, totalizando 873 progressões, um dos maiores atos já feitos no estado. “Esse é um momento muito importante para a segurança do nosso estado. Isso vai motivar a tropa e fazer com que desenvolva um trabalho ainda melhor”, declarou o governador Carlos Brandão durante a promoção dos militares.

A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (7), no Ginásio Georgiana Pflueger – Castelinho, ocasião em que o governador também anunciou nomeações de mais 600 policiais militares, convocação de 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos a partir de quebra de cláusula de barreira; além da promoção de delegados e realização de concurso público para bombeiros e policiais civis.

A convocação a partir da quebra de cláusula de barreira vai permitir a nomeação de todos aqueles que obtiveram pontuação para aprovação em concurso, e não apenas os classificados nas vagas e em lista de cadastro reserva. A documentação que trata da quebra da cláusula de barreira foi encaminhada no início de janeiro e aguarda aprovação da Assembleia Legislativa do Maranhão, que retomou trabalhos este mês.

Novos concursos também já estão em andamento, com previsão para convocação de banca organizadora neste mês de março. Os certames vão incrementar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.

Além dos anúncios, Brandão ressaltou o conjunto de investimentos realizados na segurança pública, com o maior programa de reforma e recuperação de delegacias e quartéis para garantir condições adequadas para o trabalho da polícia, aquisição de viaturas e armamento, além da contratação de policiais.

“Tudo isso para melhorar a segurança do nosso estado. Nosso trabalho está trazendo resultados e hoje somos o estado que mais reduziu índices de violência no Brasil”, afirmou o governador. 

As promoções, realizadas pelos critérios de mérito e antiguidade, fazem parte desses investimentos para aperfeiçoar as atividades policiais. O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, observa que esse reconhecimento é essencial para os profissionais das forças de segurança.

“A administração do governador Brandão é marcada por investimentos na segurança, tanto na aquisição de viaturas e equipamentos quanto na valorização dos nossos policiais. Esse momento é especial pois se trata da valorização dos nossos policiais que trabalham diuturnamente em favor da sociedade maranhense”, frisou o secretário Maurício Martins.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, destacou ainda a importância do reconhecimento ao trabalho realizado pelos policiais. A partir dos investimentos, o Maranhão conta com um efetivo policial mais bem equipado e motivado, impactando na redução de crimes violentos e roubos diversos.

“Estamos celebrando a promoção de 840 policiais militares aos mais diversos postos: cabo, sargento, tenente, capitão, major e coronel. Na vida do policial militar, a promoção é o ato de maior motivação da tropa porque o policial entende que é o reconhecimento do Governo do Estado, da Segurança Pública, para com ele”, afirmou o coronel Paulo Fernando.

Também presente durante a solenidade, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, ressaltou a missão dos membros da corporação em salvar vidas e como a valorização desse trabalho é importante para a categoria.

“Reconhecimento, essa é a palavra. Queremos agradecer ao governador Carlos Brandão, pois isso dá incentivo aos promovidos, melhora a autoestima dos nossos militares e melhora ainda mais a prestação desse serviço público para a sociedade”, comentou o coronel Célio Roberto.

Exemplo concreto da importância da progressão na carreira é o relato de Érica Lindoso do Corpo de Bombeiros, que foi promovida de major ao posto de tenente-coronel. “Sou a primeira mulher negra promovida por merecimento ao posto de tenente-coronel dentro do Corpo de Bombeiros e isso é extremamente gratificante e mostra como o Governo do Estado valoriza as pessoas negras, as mulheres, e a gente só tem a agradecer”, disse.

Muito emocionado, Mauro Henrique Soares Diniz, primeiro-sargento da Polícia Militar e que foi promovido a subtenente, informou que o ato é motivo de orgulho.

“Essa promoção representa tudo na minha carreira de policial militar. Estou chegando a 30 anos de carreira em março e essa é uma promoção muito difícil que é por merecimento. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que me ajudaram nessa caminhada e agradecer também ao governador Carlos Brandão por uma promoção histórica dentro da Polícia Militar com mais de 800 promoções”, destacou o subtenente.

A gratidão também foi um sentimento compartilhado por Cleyton Cruz do Espírito Santo, que chegou ao posto mais alto do oficialato: coronel. “A promoção na carreira militar é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população maranhense. Então hoje é um dia muito feliz em que chego ao último posto da corporação e me sinto realizado”, declarou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »