MENU

07/02/2024 às 11h38min - Atualizada em 07/02/2024 às 11h38min

As habilidades mais importantes para quem joga online

Da Redação
Back shot de homem feliz vencendo as primeiras pessoas hooter videogame, jogando em poderoso computador pessoal, on-line em streaming cibernético, durante torneio de jogos usando rede de tecnologia sem fio - Foto: Freepik
        
Já faz tempo que jogar online deixou de ser simplesmente diversão ou algo voltado apenas para o público mais novo. Além de fazer parte de uma indústria extremamente lucrativa, o universo dos games também é muito bem-organizado em torneios para os mais diversos títulos no mundo inteiro.

E com tanta popularidade, a concorrência para ser um grande jogador, naturalmente, cresce. É por isso que hoje separamos algumas das habilidades mais importantes para quem quer se destacar no ramo. Quer entender mais sobre cada uma delas? Acompanhe agora!

 

Pensamento estratégico

É possível afirmar que possuir um bom pensamento estratégico é uma grande vantagem para jogar praticamente todo tipo de games online, já que todos eles vão te exigir essa habilidade em algum nível. Pensando em jogos que estão em evidência atualmente, como Call of Duty: Warzone, League of Legends ou até mesmo poker online, é muito difícil desassociar qualquer partida de uma estratégia bem pensada. No caso do poker e de outros títulos em que se pode apostar dinheiro de verdade, o desenvolvimento de uma boa tática se torna ainda mais importante e necessário.

A parte boa disso é que ter um pensamento estratégico não é algo inerente a nós, ou seja, não é uma questão de ter ou não ter. Essa, como todas as outras dessa lista, é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e constantemente treinada, ainda que algumas pessoas tenham uma facilidade maior do que outras na hora da prática.

Praticar esse skill é imprescindível para quem pretende se profissionalizar como jogador, seja através do poker online, onde diferentes torneios exigem que você diversifique suas apostas para enfrentar adversários do mundo inteiro, ou mesmo se quiser se aventurar no universo dos games MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) ou outras modalidades de jogos em times, onde as estratégias precisam ser pensadas em conjunto.  

 

Espírito de equipe

E falando em pensar em estratégias em conjunto, aqui está outra habilidade muito importante de ser desenvolvida para quem quer se destacar em determinados jogos online. Pegando os exemplos acima, games MOBA e, muitas vezes, de guerra, exigem que você não apenas trace uma tática, mas que saiba respeitar sua execução ao lado de diversos companheiros.

Ter espírito de equipe significa saber se comunicar com os outros, respeitar a hierarquia ali posta e saber pensar coletivamente. Não adianta tentar fazer tudo sozinho, mesmo que você perceba que algum companheiro não está desempenhando bem sua função em uma partida. O melhor a se fazer é realizar as tarefas que foram designadas para você e, se possível, auxiliar o companheiro para que o time vença.
É uma habilidade que exige convivência e interação, mas que no fim, é positiva não apenas para jogar, mas para aprender a conviver e respeitar outras pessoas de uma maneira geral.

 

Tomada de decisão

Aprender a tomar a decisão certa no momento certo é algo que precisa ser lapidado e treinado a cada nova partida, a cada novo desafio. Isso independe se você prefere games em equipe ou individuais. Em jogos como o poker, para continuarmos nos exemplos acima, uma única jogada mal pensada pode custar sua eliminação ou sua vitória na rodada. Já em outros games, como o League of Legends, uma tomada de decisão errada pode custar caro para a sua equipe, mas normalmente é algo que pode ser revertido se todos trabalharem em conjunto.

Uma coisa é certa: saber tomar a decisão certa exige um profundo conhecimento do jogo, de suas regras e de como funcionam as partidas. É apenas dessa maneira que você pode calcular se uma determinada escolha é mais ou menos arriscada e quanto isso custaria para você ou sua equipe.

 

Criatividade

Pouco se fala nisso, mas a criatividade anda lado a lado com os jogos online. Não estamos falando aqui da criatividade dos desenvolvedores, e sim daquela que precisa ser despertada nos jogadores para criar estratégias e conseguir sair de situações de aperto dentro de um jogo.

É importante, mais uma vez, ressaltar que a criatividade é algo a ser desenvolvido pouco a pouco por cada jogador, portanto, se você se considera pouco criativo ou tem dificuldades nessa área, não encare isso como um problema, mas sim como uma oportunidade de aprimorar esse fundamento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »