MENU

01/02/2024 às 18h02min - Atualizada em 01/02/2024 às 18h15min

Oleaginosas: os benefícios das nuts

Prático e versátil, esse grupo de alimentos também ajuda a prevenir doenças

Elainy Castro - Cores Comunicação
Foto: Divulgação
 
Oleaginosas: é bem provável que você já tenha ouvido falar desse nome aliado à alimentação saudável e nutritiva. Esse grupo de alimentos, caracterizado pela alta concentração de óleos vegetais e gorduras saudáveis, inclui uma variedade de sementes e frutos secos, como amêndoas, castanhas, nozes e pistaches, entre outros. 

Além de serem fontes ricas em ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6, as oleaginosas oferecem uma gama de nutrientes importantes, tais como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Mas os benefícios desse grupo alimentar não param por aí. A nutricionista do Grupo Mateus, Ingrid Aguiar, explica que esses grãos e sementes são ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, fibras, lipídios e repletos de nutrientes que auxiliam na diminuição do estresse, melhora da digestão, redução do colesterol ruim, excelente fonte de proteína vegetal, além de ajudar na prevenção contra o câncer.

“As oleaginosas são muito nutritivas, principalmente por serem fontes de vitamina E, potássio e proteína, apresentando uma quantidade maior de antioxidantes”, explica.

Ingrid ressalta, ainda, que as oleaginosas auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce das células e no fortalecimento do sistema imunológico. “Contendo minerais como magnésio, selênio e fósforo, as oleaginosas são essenciais para a saúde dos ossos e fontes de energia para o corpo”, acrescenta. Quando associados a uma dieta equilibrada, esses alimentos ajudam na prevenção de diversas doenças como diabetes, câncer, além de problemas no coração, sintomas de artrite e reumatismo, regulando o intestino e reduzindo, também, os níveis de gordura no sangue.

A nutricionista orienta que o consumo de oleaginosas seja associado a uma alimentação balanceada. Como são alimentos muito versáteis, podem ser ingeridos in natura, com iogurtes, acrescentados em saladas e outros pratos nas refeições. Mas faz uma ressalva: “É importante ressaltar que pessoas que possuem doenças como diabetes ou problemas cardiovasculares sejam orientados por um profissional da área de nutrição, que vai avaliar a quantidade adequada para consumo em cada caso”, finaliza. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »