MENU

30/01/2024 às 18h59min - Atualizada em 30/01/2024 às 19h15min

Governador inaugurou escola após 13 anos de obras paradas

Solenidade também marcou o início das aulas para os 130 mil alunos da rede estadual

Governo do Tocantins
Governador Wanderley Barbosa declara aberto o ano letivo no Tocantins - Foto: Governo do Tocantins / Márcio Vieira
 
O governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, inaugurou as novas instalações do Colégio Estadual Olavo Bilac, nesta segunda-feira (29/01), em Itaguatins, região do Bico do Papagaio. A obra contou com um investimento de R$ 3.232.838,87, recursos do Tesouro Estadual.

A nova unidade padrão conta com oito salas de aula, guarita, quadra de esportes coberta, casa de bombas, central de gás liquefeito de petróleo (GLP), implantação de Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCIP) e paisagismo. A unidade vai funcionar em regime integral. A inauguração do colégio marcou ainda o início do ano letivo para os 130 mil alunos matriculados em 2024 na rede estadual de ensino das 501 unidades escolares do Estado.

O governador destacou que a inauguração representou o resgate de um compromisso da gestão em garantir as condições adequadas ao aprendizado dos alunos. Ele lembrou os anos que a obra da unidade ficou parada e o quanto ela é útil para a comunidade estudantil. “A obra desta escola ficou parada por mais de doze anos, imagina o quando ela deixou de ser útil e o quanto será útil a partir de agora”, ressaltou o governador. Na ocasião, Wanderlei autorizou a Seduc a construir o auditório do colégio.

Para o diretor do Colégio, professor Celso José Paulino, a entrega do colégio representou a realização de um sonho para toda a comunidade escolar, uma vez que a obra estava para há 13 anos e somente foi retomada na atual gestão. “Graças ao olhar diferenciado do governador Wanderlei Barbosa, hoje temos um colégio com sala de informática, laboratório equipado, temos salas de aulas refrigeradas, uma quadra de esportes jamais vista da nossa região e paisagismo”, comemorou o diretor, explicando que o colégio conta com 260 alunos matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 10 turmas de tempo integral e uma de EJA.

A mãe de uma aluna do Colégio, Raquel Santos Araújo, disse que as novas instalações da unidade foram determinantes para matricular a sua filha. “Um ambiente muito bom e confortável, não pensei duas vezes. Vai motivar minha filha à aprender e se desenvolver melhor, o Governo do Tocantins está de parabéns”, frisou.

Já o estudante da sétima série, Gabriel Carvalho Matos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acredita que a nova escola vai favorecer o seu aproveitamento. “Um ambiente agradável é muito melhor. Tudo aqui está muito lindo”, disse, ao lado da sua mãe, que também elogiou o novo Colégio por contar com psicopedagogas, que podem ajudar os alunos com Transtorno do Espectro Autista.

O secretário Fábio Vaz, da Educação, disse que Itaguatins viveu um momento histórico com a inauguração de uma obra tão aguardada pela comunidade escolar no momento que é iniciado o ano letivo.

“Foram anos aguardando essa escola aqui, e hoje nós estamos inaugurando no primeiro dia letivo de 2024. É um grande momento para a comunidade de Itaguatins,” disse o secretário, ressaltando o bom momento da Educação e assegurando que o concurso, professores motivados e o ambiente escolar favorecem a qualidade do ensino. “Sem sombra de dúvidas, o ambiente escolar bonito e confortável favorece o aprendizado e também oportuniza ao professor, um espaço humanizado”, completou.

A prefeita da cidade, Ivoneide Barreto, elogiou as novas instalações e o desprendimento do governador em retomar as obras do Colégio. “O governador Wanderlei Barbosa está transformando vidas, porque só escolas de qualidade conseguem a permanência dos alunos. Você é o Governador de todos”, frisou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »