MENU

29/01/2024 às 17h44min - Atualizada em 29/01/2024 às 18h00min

SES emite alerta epidemiológico sobre arboviroses a profissionais de saúde

Números revelam uma média de 27 ocorrências por dia e 50% são de casos clínicos

SECOM Maranhão
Coordenador das arboviroses da SES, Jorge Moraes - Foto: Marcio Sampaio
 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Maranhão (SES), emitiu um alerta epidemiológico nº 01/2024, aos gestores e profissionais de saúde, sobre a sazonalidade das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) no Maranhão. O documento orienta sobre as medidas de prevenção e controle das doenças.

O alerta segue as orientações do Ministério da Saúde (nota informativa nº 30/2023-CGARB/DEDT/SVSA/MS) do aumento de casos de dengue e da dispersão do vírus chikungunya (CHIKV) no território nacional em 2023.

O coordenador das arboviroses da SES, Jorge Moraes, falou sobre as ações do estado no controle das arboviroses. “O estado tem todo um planejamento, tanto que saiu essa nota e estamos em constate comunicação com os municípios para saber quais são suas necessidades. O Estado faz as capacitações de todos os agentes envolvidos no controle das arboviroses. O estado também distribui os insumos que são necessários para o controle, dá todo apoio aos municípios. O entendimento é que precisamos trabalhar todos juntos”, explicou.

O alerta traz ainda, o cenário da incidência das doenças em 2023, quando foram registrados 12.451 casos de dengue, 5.335 de chikungunha e 388 de zyka e estratifica as recomendações por áreas de competência, são elas: Unidades Regionais de Saúde (URES), Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Entomológica e Controle Vetorial, Unidades Hospitalares e Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE). Entre as recomendações para as Ures estão: Acompanhar casos suspeitos ou confirmados dos seus municípios quando notificados; controlar e acompanhar o estoque de insumos (larvicida e inseticida) dos seus municípios, e certificar armazenamento de kits diagnósticos, entre outras.

Referente a Atenção Primária em Saúde, as orientações são: Notificar casos suspeitos das arboviroses e respeitar a periodicidade do fluxo de informação diária para a vigilância epidemiológica do município, do estado e ao MS; realizar busca ativa dos casos suspeitos em localidades com grande incidência; realizar o monitoramento dos casos, através das visitas domiciliares, contato telefônico ou visita do agente comunitário de saúde, etc.

No tocante às Unidades Hospitalares, no rool das indicações, pode –se elencar: Capacitar os profissionais de saúde da assistência em manejo clínico; Garantir o manejo dos casos de dengue, baseados na classificação de risco; Garantir o atendimento dos casos de dengue com sinais de alarme ou gravidade.

Importante ressaltar que o alerta epidemiológico nº 01/2024 completo foi encaminhado aso munícios para ser compartilhado entre a rede de saúde.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »