MENU

24/01/2024 às 18h47min - Atualizada em 24/01/2024 às 19h00min

Secretaria de Estado da Saúde anuncia expansão do Hospital Regional de Açailândia

SECOM Maranhão
Secretário Tiago Fernandes visita hospital e dialoga com pacientes e gestores da unidade - Foto: Israel Pontes
 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a ampliação das instalações do Hospital Regional de Açailândia, na Região Tocantina. A unidade atende a população de oito municípios da macrorregião, estimada em 259.790 mil habitantes, segundo último censo do IBGE. O secretário de Tiago Fernandes (SES), na ocasião, reuniu diretores da unidade e gestores, reafirmando princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as prioridades do governador Carlos Brandão para o setor, como o programa Cuidar de Todos, que visa intensificar e fortalecer a Atenção Primária no estado.

“O Hospital Regional de Açailândia é muito importante para a nossa rede de saúde. Nesse sentido, a expansão tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços para pacientes que precisam de cuidados intensivos. Muito em breve vamos entregar a expansão da unidade, com novos leitos de UTI, de clínica médica e cirúrgica, tudo para reforçar o atendimento na região”, destacou o secretário Tiago Fernandes.

O anúncio da expansão do Hospital Regional e do atendimento prestado na unidade foi comemorado pelo prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa. “A parceria entre estado e prefeitura é motivo de alegria. O hospital é um bem público que se mostra como obra de grande relevância para o nosso município e região”, disse. 

“A visita do secretário ressalta a preocupação em saber as nossas principais demandas. Entre os nossos atendimentos mais realizados estão os de clínica médica, bem como cirurgias de hérnias, vesícula, entre outras especialidades de média complexidade”, destacou o diretor clínico do hospital, Whagner Figueiredo.

Atendimento - Clemencita Santana acompanhou a filha, Adna Costa, de 22 anos, a consulta com endocrinologista no Hospital Regional. “Aqui no regional é tudo maravilhoso, não tenho o que reclamar. Os profissionais, principalmente eles, são sempre muito cordiais e as áreas que precisamos as encontramos com facilidade”, comentou. 

“Esta já é a terceira vez que sou atendida aqui e o que mais gosto é a organização, adequado e que traz para a sua população um atendimento de qualidade”, acrescentou Adna.

 Histórico - Inaugurado pelo Governo do Maranhão em 29 de junho de 2022, o Hospital Regional de Açailândia é referência em atendimentos para os municípios de Bom de Jesus das Selvas, Itinga, Cidelândia, Buriticupu, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios e Açailândia. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou 176.773 atendimentos desde a inauguração da unidade.

Em 2023 foram mais de 127.184 atendimentos realizados, entre eles foram mais de 11 mil consultas médicas, 41.252 consultas multidisciplinares, e mais de 73.353 atendimentos Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT). Em janeiro de 2024, a unidade de saúde já contabilizou de 1.916 atendimentos a pacientes.

A unidade oferece atendimento especializado de ortopedia, cirurgia geral, gastroenterologia, cardiologia (+ECO, +ECG), neurocirurgia/neurologia e endocrinologia, além de exames de ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, tomografia, raio-x e posto de coleta do laboratório.

A estrutura conta com enfermaria, sala de curativos, posto de enfermagem, coordenação de enfermagem, utilidades, copa, administração, CME, refeitório, recepção, duas salas de cirurgias, triagem, faturamento, recursos humanos, laboratório, entre outros espaços.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »