MENU

22/01/2024 às 19h16min - Atualizada em 22/01/2024 às 19h30min

Presidente da Câmara de Araguanã é destituído do cargo pelos vereadores em meio a escândalo

Novo presidente deverá ser eleito no prazo de 30 dias

Da Redação
Com Informações da Câmara Municipal de Araguanã
Juairam Borges Távora, presidente destituído - Foto: Divulgação
 
Araguanã/TO - Com placar de 7 favoráveis e uma abstenção, os vereadores da Câmara Municipal de Araguanã (TO) decidiram pela destituição do cargo do atual presidente Juairam Borges Távora. A decisão foi tomada em meio a um escândalo de desvio de recursos da Casa de Leis. A votação ocorreu na manhã desta segunda-feira (22/01).

O pedido cita “atos lesivos ao patrimônio público, omissão e ineficiência no desempenho de funções regimentais” por parte do atual presidente, em razão dos valores desviados da conta da Câmara para uma conta bancária em nome do ex-tesoureiro da Casa e de terceiros, “aliado à insegurança jurídica de mantê-lo no cargo”.

Conforme o Projeto de Resolução nº 001/2024, que trata da destituição, os desvios ocorreram por meio de várias transferências realizadas via Pix, no decorrer do ano de 2023, inclusive depois de o presidente ter alterado as senhas junto ao Banco do Brasil, quando já tinha ciência dos fatos. O valor desviado soma mais de R$ 50 mil.

Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) já foi instaurada para investigar o caso. A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPE) foram comunicados sobre os devios e também devem apurar a denúncia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »